• Matéria: Sociologia
  • Autor: florline
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a encíclica social Quadragésimo Anno adotada pela Igreja em 1931, é INCORRETO afirmar que: a. Desenvolveu um projeto de cristianização da sociedade, com uma série de programas e respostas aos problemas sociais. b. Confirmou ou princípios da encíclica Rerum Novarum, de 1891. c. A igreja passa a conceber o capitalismo pelo comunitarismo ético-cristão, radicalizando na postura anticomunista. d. Estimula a igreja a romper com as facções burguesas e promover a democracia do movimento operário.

Respostas

respondido por: adriano2santos
28
A alternativa a ser marcada é a alternativa d) Estimula a igreja a romper com as facções burguesas e promover a democracia do movimento operário.

A encíclica social Quadragésimo Anno foi uma carta elaborada após os eventos da Crise de 1929, que abalaram a estrutural social do capitalismo no mundo todo. Nessa carta, a Igreja passa a conceber um novo caráter para ela mesma, pensando no desenvolvimento social da humanidade, estimulando o caráter de comunitarismo a partir da ética cristã. 

Apesar do momento histórico, a carta reitera o afastamento da Igreja com as ideias socialistas e comunistas, assim como quaisquer movimento que pudesse ser identificado como tal, portanto concordando com as alternativas a), b) e c). A alternativa d) se mostra incorreta pois a Igreja não se distancia do capitalismo de uma forma geral, somente modifica sua própria ética a partir de uma resposta aos problemas sociais inerentes à crise, integrando-se à lógica capitalista do momento.
respondido por: nicolasjlpelz9h
4

Resposta:

d. Estimula a igreja a romper com as facções burguesas e promover a democracia do movimento operário.

Explicação:

Perguntas similares