• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

A derrota na guerra resultou no fim da monarquia alemã. Em fins de 1918 , o kaiser Guilherme || renunciou e saiu do país, enquanto a república era proclamada na pequena cidade de Weimar .
Construção de 1919 estabeleceu na Alemanha uma república federativa parlamentarista , o primeiro regime democrático do país desde a unificação . O presidente da república era o chefe de estado e ti ha o poder de escolher o chanceler ( primeiro ministro) , que desempenhava as funções de chefe de governo.
Essa escolha dependia do partido que obtivesse a maioria no Reichstag , o parlamento .
A democracia liberal instaurada na república de Weimar tinha de enfrentar , porém , a crise econômica e o acirramento das tensões sociais. O operariado socialista procurava tomar o poder , participando de rebeliões e da ocupação de fábricas. A burguesia assistia a tudo horrorizada , temendo a revolução comunista .
A radicalização política dominava. Una tentativa de ressurreição comunista foi sufocada em 1919 . O governo alemão , controlado pelos socialistas moderados do partido social democrata, usou grupos parlamentares para reprimir os operários rebelados. Muitos desses grupos parlamentares eram pagos pelos aristocratas junkers ( proprietários de terras que controlavam o oficialato do Exército ) e pelos grandes empresários.
Além do extremismo político, o governo republicano gerou uma grave crise econômica , ao pagar as indenizações de guerra. Para efetuar os pagamentos o governo emitiu grande quantidade de dinheiro , deflagrando uma inflação praticamente incontrolável.
O marco , moeda alemã sofreu uma desvalorização jamais vista: um dólar valia 4 marcos em 1914 , 186 em 1822 e , no final de 1923 mais de 4 bilhões de marcos . Os preços aumentavam de hora en hora. O processo descontrolado piorava a situação da classe trabalhadora, que sê aproximava dos comunistas e de outros grupos políticos mais radicais.
Na segundo da metade da década de 1920 , o aumento das exportações e com os investimentos estadunidenses.
Por favor traduzam esse texto para mim estou pedindo????

Respostas

respondido por: haac03
9
Para podermos entender o texto, temos de ter em mente o fim da Primeira Guerra Mundial e o que ela trouxe para a Alemanha. 
Primeiramente vamos analisar o aspecto político:
Quando ficou clara a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, o Imperador alemão (líder da monarquia) renunciou e fugiu. A partir desse momento a Alemanha passou a ser controlada pelos militares, que trataram de redigir uma constituição civil, fazendo com que a Alemanha se tornasse uma república parlamentarista, deixando de ser, portanto, uma monarquia.
Agora vamos analisar o aspecto econômico:
Após o fim da Primeira Guerra, a Alemanha, derrotada, foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes, imposto pelos vencedores, que determinava, entre diversas medidas, que a Alemanha deveria assumir total responsabilidade pelos danos da guerra e portanto, pagar indenizações aos países vencedores. 
Dado o grande estrago que os combates da Primeira Guerra trouxeram aos diversos países europeus nela envolvidos, como a França, por exemplo, é lógico assumir que as indenizações eram gigantescas. 
Sendo as indenizações gigantescas e estando a economia alemã devastada pela guerra, o pouco de capital que a Alemanha conseguia produzir era destinado às indenizações. Como tudo que a Alemanha produzia era destinado às indenizações, a economia não crescia, fazendo com que o valor da moeda alemã (o marco) caísse muito em relação ao dólar. Com isso em mente, também é lógico assumir que as indenizações tornavam-se cada vez mais difíceis de serem pagas. Com a inflação originada da crise econômica, os preços dos produtos tornavam-se cada vez maiores, deixando mais difícil para os trabalhadores alemães se sustentarem.
Agora vamos ao aspecto social: Os trabalhadores alemães da classe operária eram os que mais sofriam com a crise econômica. Por isso, os operários aproximavam-se de movimentos políticos de cunho socialista, que defendiam os trabalhadores e visavam mudar essa realidade. Logicamente, podemos assumir que, com essa ameaça de ascensão do proletariado (classe trabalhadora), a burguesia (detentores de grande quantidade de capital, empresários e empregadores) sentiu-se ameaçada. Dado esse ambiente político de insatisfação do proletariado e medo da burguesia, a sociedade tornou-se extremamente radicalizada politicamente.
Os dados citados em meu texto retratam, portanto, a precária condição econômica da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, agravada pela polarização da política e insatisfação das massas. 
Espero que possa ter ajudado na compreensão não só do texto, mas de todo o cenário na Alemanha no pós-guerra.


Perguntas similares