• Matéria: História
  • Autor: Elinha123456789
  • Perguntado 8 anos atrás

A Reforma Protestante alcançou a Inglaterra durante o reinado de Henrique VIII. Motivado principalmente por questões políticas, o rei inglês rompeu com a Igreja Católica e o poder eclesiástico, como você pode verificar no texto a seguir sobre os Atos de Supremacia de 1534.

Trata-se de três atos votados nessa altura pelo Parlamento. O primeiro ato de supremacia constituía o Rei como ‘chefe supremo na terra da Igreja de Inglaterra’. Assumia notadamente o direito de reprimir heresias e excomungar ‘não obstante todos os usos, costumes e leis estrangeiras e qualquer autoridade estrangeira’. O segundo ato exigia de qualquer adulto um juramento ‘apenas à majestade do Rei e não a uma autoridade estrangeira seja ela qual for’. O terceiro texto qualificava de ‘traição’ o simples fato de dizer que o Rei era ‘cismático, herético ou tirano’. DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. p. 138.

De acordo com o texto e com seus estudos, assinale as alternativas corretas a respeito da Reforma Protestante na Inglaterra.

(A) O rei inglês manteve seu reino submisso à Igreja Católica.

(B) Os atos do parlamento determinavam que o rei era o representante supremo do Estado e da Igreja na Inglaterra.

(C) Os Atos definiram que usos, costumes e leis de qualquer outro que não o rei eram heresias. Essa determinação condenava a submissão e o respeito à doutrina católica.

(D) As motivações do rei da Inglaterra foram todas de cunho espiritual, assim como as de Lutero e de Calvino.

(E) O último ato do Parlamento condenava qualquer oposição e julgamento à nova autoridade do rei.

Por favor me ajudem!!!

Respostas

respondido por: isabelylopesxavier20
92

Resposta:

b,c,e

Explicação:

pq minha atividade está correta

respondido por: taysom17
37

Resposta:

B,C,E

Explicação:

Eu ajudei a Bia e ela conseguiu passar!

Perguntas similares