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Uma vez constatados esses dois pilares, Arendt gerou uma grande polêmica na esfera do debate político porque, para a pensadora, eles eram ambos encontrados não só nos já condenados regimes nazista e fascista, mas também no até então vigente regime soviético. A figura de Joseph Stálin aliada à propagação da ideologia socialista se encaixa perfeitamente ao lado de Hitler em sua defesa da ideologia da superioridade ariana. Para além disso, a presença de um forte sistema repressor que enaltecia a pátria soviética e a colocava no centro dos corações e mentes da população inapelavelmente criminalizando e julgando todos aqueles que levantassem críticas parece casar com a icônica frase de Benito Mussolini, para quem era “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.
Com essa nova ótica, Arendt estabeleceu que os regimes totalitários, por sua vez, não respeitam a uma determinada ideologia somente, mas são na verdade modelos adotados que podem ser preenchidos por diferentes concepções políticas, sejam elas de esquerda ou de direita. A diferença é que, enquanto num regime totalitário de direita existe, em geral, um forte apoio das elites industriais, um apelo religioso de cunho moralista e uma espécie de corporativismo dentro dos ambientes de trabalho, na sua vertente à esquerda a supressão da religião é imposta à população, bem como a socialização e estatização dos meios de produção e decorrente abolição da propriedade privada.
Com essa nova ótica, Arendt estabeleceu que os regimes totalitários, por sua vez, não respeitam a uma determinada ideologia somente, mas são na verdade modelos adotados que podem ser preenchidos por diferentes concepções políticas, sejam elas de esquerda ou de direita. A diferença é que, enquanto num regime totalitário de direita existe, em geral, um forte apoio das elites industriais, um apelo religioso de cunho moralista e uma espécie de corporativismo dentro dos ambientes de trabalho, na sua vertente à esquerda a supressão da religião é imposta à população, bem como a socialização e estatização dos meios de produção e decorrente abolição da propriedade privada.
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