(CEPBJ) Leia o texto a seguir.
Alexei Leonov descreve difícil retorno à nave após primeira caminhada espacial
Ao abrir a escotilha exterior da espaçonave, primeiro homem a flutuar no espaço relata ter visto "um Sol que brilhava de forma ofuscante"
Cinquenta anos depois de se tornar o primeiro homem a flutuar no espaço, Alexei Leonov ainda recorda em detalhes a primeira caminhada espacial que protagonizou — e não consegue esquecer o difícil retorno à espaçonave.
"Tinha o tempo todo em mente as palavras de Lenin: o universo não tem limites, nem tempo ou espaço", admite o astronauta. Os minutos passam. Em seu capacete, ele ouviu o comandante fazer seu relatório para a Terra: "Aqui Almaz-1.: O homem saiu para o espaço". Em seguida, ouve a voz de Yuri Levitan, famoso apresentador de programa de rádio soviético, que pronuncia a mesma frase.
O retorno à nave foi complicado. Sua roupa expandiu, e ele não conseguia manusear sua câmera. Sem esperar pela luz verde do centro de controle, decidiu diminuir a pressão em seu traje espacial. E conseguiu entrar na câmara começando pela cabeça, ao contrário do que era esperado. Em seu nado, o cosmonauta perdeu 6 kg.
Na cabine, a tripulação constata que o sistema de pouso automático não está funcionando. Retornam à Terra em modo manual, aterrissando nos Urais, a 2.000 km do local previsto no Cazaquistão.
"Esperamos três dias na floresta antes de sermos repatriados, e a rádio soviética garantia que estávamos de férias após o voo", ri Leonov. As equipes de resgate reuniram neve em um enorme caldeirão. Lá, foi o primeiro a tomar um banho quente.
Depois, retornaram esquiando por nove quilômetros até o ponto de encontro onde encontram um helicóptero.
Em 1968, o diretor britânico Stanley Kubrick incluiu a gravação de seu batimento cardíaco no espaço para seu filme "2001, Uma Odisseia no Espaço".
Em 1975, Leonov foi o comandante da tripulação da Soyuz 19 e participou do nascimento da cooperação espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, antes do fim da Guerra Fria. A atual crise entre Moscou e Washington em razão da guerra na Ucrânia inspira-lhe palavras tranquilizadoras. "Entre os astronautas, nunca existiu fronteiras. O dia em que esta concepção ganhar a cabeça dos políticos, o nosso planeta será diferente", garante sobriamente.
Disponível em: < http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2015/03/alexei-leonov-descreve-dificil-retorno-a-nave-apos-primeira-caminhada-espacial-4720293.html>. Acesso em: 17/03/2015, às 16h53min (fins pedagógicos - adaptado)
Dentro de um período, as relações sintáticas se estabelecem de tal modo que os falantes da Língua Portuguesa possam se compreender ao empregar tal enunciado na comunicação. As preposições, por exemplo, são elementos fundamentais na ligação dos termos sintáticos, possibilitando uma estrutura coesa. Assim, assinale a opção em que os dois termos preposicionados exercem a mesma função sintática.
Escolha uma:
a. Sem esperar pela luz verde do centro de controle
Em 1975, Leonov foi o comandante da tripulação da Soyuz 19 (...)
b. Retornam à Terra em modo manual (...)
(...) primeiro homem a flutuar no espaço relata ter visto "um Sol que brilhava de forma ofuscante"
c. (...) o diretor Stanley Kubrick incluiu a gravação de seu batimento
cardíaco (...)
O dia em que esta concepção ganhar as cabeças dos políticos (...)
d. Tinha o tempo todo em mente as palavras de Lenin (...)
E conseguiu entrar na câmara começando pela cabeça (...)
e. Cinquenta anos depois de se tornar o primeiro homem a flutuar no espaço (...).
(...) e não consegue esquecer o difícil retorno à espaçonave.
Respostas
respondido por:
5
A resposta é a letra B
Ambos são adjuntos adverbiais de modo.
Caiu na minha online essa
Ambos são adjuntos adverbiais de modo.
Caiu na minha online essa
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás