Respostas
Pecuária intensiva: aquela que é praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc.
A pecuária semi-extensiva se desenvolve em regiões de economia dinâmica - oeste paulista, Triângulo mineiro e Campanha gaúcha -, onde há seleção de raça e elevados índices de produtividade e rentabilidade e em algumas áreas de expansão das fronteiras , como Tocantins, Rondônia e Mato Grosso, principalmente.
Espero ter ajudado! LaTeX
Resposta:
O que é a pecuária intensiva?
A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. As fazendas que desenvolvem suas atividades de modo intensivo aplicam largamente a tecnologia, incluindo o uso de inseminação artificial, de maquinários e de insumos e fertilizantes de alta performance.
Devido ao confinamento e semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho. Da mesma forma, os métodos de preparo do solo e cultivo de forrageiras também são avançados e a exploração desse recurso se dá por um tempo maior.
A seguir, veja as principais vantagens e desvantagens da pecuária intensiva
O que é a pecuária extensiva?
A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas de pastagem. Assim, há a ocupação de grandes áreas no sistema que se aplica em latifúndios e em propriedades familiares. Normalmente, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva.
A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral. Nas épocas de seca do ano em que há escassez de forrageiras utiliza-se um suplemento mineral com ureia ou um proteinado de baixo consumo.
E o que é a pecuária semiextensiva?
A pecuária semiextensiva não tem um padrão definido de atuação, ao que, na prática, consiste na mescla do sistema extensivo com alguns investimentos da pecuária intensiva. Ou seja, o gado é criado solto, em grandes extensões de terra, mas recebe tratamento especial, principalmente no que se refere à nutrição e ao melhoramento genético do rebanho.
Quando comparado à pecuária extensiva, esses sistemas apresentam um melhor cuidado com as pastagens e manejo do gado, de forma que ele tenha acesso a um pasto de melhor qualidade nutricional durante o ano todo. Além disso, há a complementação da dieta com suplementos que aumentam o desempenho animal.
Para um melhor entendimento da diferença entre a pecuária intensiva e extensiva, segue abaixo a demonstração de um plano nutricional para os diferentes sistemas de produção.
Espero ter ajudado, bons estudos! ^^
Desculpe-me pela resposta grande.