• Matéria: Filosofia
  • Autor: tiagosaudetga
  • Perguntado 8 anos atrás

Quando se pensa em didática, refere-se também às questões relativas às ‘metodologias’, acentue-se ainda a existência de múltiplas variáveis indissociáveis umas das outras no processo ensinar-aprender ao se referir às questões de natureza teórico-metodológica presentes nas relações professor-aluno, no espaço da sala de aula. Diante dessa questão do relacionamento do professor-aluno, como se deve posicionar o problema da ética e da autonomia do professor?

Respostas

respondido por: clinicadabeleza
0

Sobre as questões relativas às metodologias, acentue-se ainda a existência de múltiplas variáveis indissociáveis umas das outras no processo ensinar-aprender, conforme nos apresenta Célia Linhares (2001, p ) ao se referir às questões de natureza teórico-metodológica presentes nas relações professor-aluno, no espaço da sala de aula: Quer na dimensão micro tratando das relações professor-aluno, quer na dimensão macro analisando sistemas educacionais a autonomia implica um solo ético, em que se investigam os limites do exercício do ensinar e do aprender.

Mas, a ética não se exerce hoje desligada do mundo dos saberes, incluindo, portanto, uma atenção especial para as relações de interdependência teórico-metodológica da educação com as diferentes esferas que constituem o mundo dos saberes. Isto quer significar que educação e pedagogia como faces indissociáveis uma da outra constroem sua especificidade epistemológica com múltiplos entrelaces, definindo-se como uma prática social elaborada. É justamente por essas razões que não podemos acreditar que a educação seja entendida e praticada como mero campo aplicacionista. Além da falta de nitidez entre Didática e Metodologia; Didática e Filosofia da Educação; Didática e Prática de Ensino; Didática e História da Educação, encontramos aqueles que identificam o conteúdo da disciplina Currículo como parte da Didática.


Perguntas similares