(UEM - adaptada) Leia o texto. Primeiramente, o trabalho alienado se apresenta como algo externo ao trabalhador, algo que não faz parte de sua personalidade. Assim, o trabalhador não se realiza em seu trabalho, mas nega-se a si mesmo. Permanece no local de trabalho com uma sensação de sofrimento em vez de bem-estar, com um sentimento de bloqueio de suas energias físicas e mentais que provoca cansaço físico e depressão. Nessa situação, o trabalhador só se sente feliz em seus dias de folga, enquanto no trabalho permanece aborrecido. Seu trabalho não é voluntário, mas imposto e forçado. MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Primeiro manuscrito, XXIII. In: COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 25-36. Leia as assertivas a seguir. I. A alienação do trabalho é fruto do cansaço físico e mental do trabalhador. II. A forma de trabalho típica do sistema de produção capitalista não realiza o trabalhador. III. Segundo o filósofo, não existe a possibilidade de um trabalho que satisfaça o homem. IV. Não há bem-estar no trabalho quando este é imposto e forçado. V. Um trabalho feito voluntariamente e que não negue o trabalhador não é um trabalho alienado. É correto apenas o que se afirma em Escolha uma: a. II, IV e V. b. I, III e V. c. I, III e IV. d. II, III e V. e. I, II e V.
Respostas
respondido por:
10
A resposta é letra A- II, IV e V
respondido por:
18
a. II, IV e V.
É preciso considerar que o trabalho alienado compreende algo externo ao trabalhador, isto é, algo que o mesmo não possui em sua personalidade. De forma que o trabalhador que não se realiza em seu trabalho, também está negando a si mesmo.
Sendo assim, a atual forma de trabalho típica do sistema de produção capitalista não realiza o trabalhador, visto que não existe bem-estar nos trabalhos que são impostos e forçados. Em que é preciso que o trabalho seja feito de uma forma não alienada.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás