• Matéria: Sociologia
  • Autor: ellenstuqui18
  • Perguntado 8 anos atrás

O linchamento é um crime social. Porque esse tipo de crime coletivo acontece?


whitineylinnda: O linchamento é um crime altruista, ou seja, um crime social com intenções sociais. O linchador age em nome da sociedade, Por outro lado, no Código Penal brasileiro não existe o crime de linchamento, somente o de homicídio, na media, São Paulo é a cidade que mas lincha,Depois vêm Salvador e Rio de Janeiro.

Respostas

respondido por: DanyelleAguiar12
5
O linchamento é um resquício de ações que se encontram desde as comunas primitivas, um rito sacrificial. É o mito fundante da religião judaico-cristã. Assim como o Cristo é linchado para aplacar a fúria de uma multidão, hoje se continuam a linchar atos impuros. Carregamos a ideia de que é pelo sangue que se aplaca a dor da morte.
respondido por: ApoloOTP
9
Geralmente os linchamentos ocorrem devido a revolta da população em relação a algum crime ocorrido, essa revolta se já por um falso sentimento de estar fazendo justiça, mas o certo mesmo seria chamar a polícia para o prender, em casos de roubo, estupro e agressão a idosos é muito comum o ato de linchar por parte dos populares, querendo fazer "justiça com as próprias mãos" uma forma de acabar com o linchamento é fazendo a população confiar mais na polícia e saber que ela SIM tratará o criminoso da forma que se precisa.

whitineylinnda: As sociedades lincham quando a estrutura do Estado é débil. É uma forma de ''punição'' coletiva contra alguém que desenvolveu uma forma de comportamento antissocial! #Complementando.
ApoloOTP: ^3^
Perguntas similares