• Matéria: História
  • Autor: manuellasarah
  • Perguntado 8 anos atrás

como os norte-americanos ampliaram seu território nacional ao longo do século XIX? aponte uma consequência negativa desse processo.

Respostas

respondido por: adriano2santos
2
A expansão estadunidense ocorrida no século XIX partia de um contexto específico do momento, assim como uma estrutura ideológica do país. Dentro do último podemos destacar:

- O Destino Manifesto: Fortemente religiosos, os EUA estabeleceram uma doutrina religiosa que incentivava os cidadãos a se expandirem pelo continente, partindo da lógica de uma "missão divina" dos estadunidenses de levar civilização a outros lugares. Era como uma missão e um direito, ambos concedidos por Deus.

- A Doutrina Monroe: No século XIX, os EUA lutavam contra a presença e influência europeia dentro do continente americano, principalmente por parte da Espanha e Inglaterra. Tendo isso em vista, o presidente Monroe se dirigiu aos políticos do país incentivando uma "América para os americanos". Com isso, se legitimava uma dominação e controle estadunidense dentro do continente e se rechaçava a presença europeia.

A descoberta de ouro no oeste também auxiliou economicamente o incentivo a expansão, provocando um movimento migratório rumo ao oeste, ou Far West (Faroeste). Uma consequência desse processo foi o constante embate entre estadunidenses e indígenas, gerando a dizimação de diversos povos nativos do local. 

Também podemos apontar como consequência a Guerra contra o México para o domínio do território onde hoje estão localizados o Texas e parte de outros estados fronteiriços.
Perguntas similares