Respostas
respondido por:
2
As Nações Unidas utilizam, frequentemente, uma definição do relatório Martinez-Cobo (Sub-comissão sobre a prevenção da discriminação das minorias - 1986), que refere:
Comunidades, povos e nações autóctones são aquelas que, mantiveram uma continuidade histórica distinta das sociedades colonialistas que invadiram os seus territórios, ou parte deles. Hoje constituem sectores da sociedade pouco dominantes e estão decididos a preservar, manter e transmitir às gerações futuras as suas tradições ancestrais e a sua identidade étnica como a base para a sua existência enquanto povo. O seu modo de vida tem como objectivo a preservação dos padrões culturais, das instituições sociais e dos seus sistemas jurídicos.
Muitos povos autóctones estão a começar a reivindicar as suas posições relativamente à maneira como os seus territórios estão a ser geridos e explorados.
"Todos os povos têm o direito à livre determinação, em virtude desse direito, são livres de expressar as suas escolhas políticas, logrando alcançar livremente o desenvolvimento , social e cultural".
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás