As frases a seguir contêm pronomes demonstrativos empregados de forma incorreta. Troque os pronomes em destaque por outros adequados à situação a que se referem. Em seguida, justifique a sua escolha.
Ex.: Esse caderno que está aqui é meu.
Frase corrigida: Este caderno que está aqui é meu.
Justificativa: O pronome “Este” é o mais adequado a essa frase porque é um pronome utilizado para fazer referência a algo que se encontra perto da pessoa que fala.
a) Gostamos de ler a Folha de São Paulo porque este periódico possui uma das melhores equipes jornalísticas do país.
b) Aqui nesse bairro, há muitas recordações da minha infância.
c) Guarde bem isso que vou te dizer: os aduladores não são os melhores amigos. d) Pedro e Paulo são irmãos. Esse, porém é bem mais simpático do que esse.
Respostas
a) Frase corrigida: Gostamos de ler a Folha de São Paulo porque ESSE periódico...
Justificativa: Dentro da frase, “esse” deve ser usado para retomar algo já mencionado, enquanto “este” serve para introduzir algo novo.
b) Frase corrigida: Aqui NESTE bairro, há recordações...
Justificativa: Nesse caso, a relação relevante é a espacial, entre o falante e o objeto do qual ele fala (o bairro). Assim, “neste” serve para falar de onde você está, do que está mais próximo possível do falante.
c) Frase corrigida: Guarde bem ISTO que vou te dizer...
Justificativa: Ao contrário da frase na letra A, não há nada aqui que já tenha sido mencionado, a pessoa indica que vai dizer algo logo em seguida. Assim, deve-se usar “isto” para apontar para o conteúdo a ser introduzido.
Justificativa: Aqui, “aquele” e “este” devem ser usados para indicar, respectivamente, a primeira e a segunda pessoa já mencionadas. Assim, “aquele” = Pedro, “este” = Paulo. Qual dos dois pronomes será usado depende de quem é o mais simpático, Pedro ou Paulo.