Respostas
Nitrogênio (N): É responsável pela formação das proteínas vegetais, folhagem e favorece o rápido crescimento das plantas. A falta de nitrogênio faz com que as folhas novas não se desenvolvam, ficando pequenas, descoloridas, sem vigor e brilho. Já as folhas velhas ficam amareladas e caem com facilidade. Podemos encontrar nitrogênio nos adubos orgânicos como torta de algodão, esterco bovino e de galinha, e compostagem.
Fósforo (P): Estimula o crescimento e formação das raízes. O fosforo é importante para o florescimento e formação dos grãos e sementes. Na ausência de fosforo as plantas tem deficiência em absorver nitrogênio e produzem poucas flores e frutos mais fracos. Podemos encontrar o fósforo em farinha de osso e bokashi.
Potássio (K): Controla a entrada e saída de água e CO2 nas folhas. Também aumenta a resistência das plantas às doenças, à seca e melhora a qualidade dos frutos. Com a falta de potássio as bordas das folhas ficam queimadas e doentes, e o desenvolvimento radicular é fraco. Podemos encontrar o potássio em cinza de madeira, resíduos de indústria como casca do café, e pó de granito e basalto.
Cálcio (Ca): O cálcio aumenta o vigor e a
resistência das folhas e caules. Além disso, atua na formação e
fortificação de frutos jovens e no enraizamento em profundidade no solo.
Agora que você conhece a função dos nutrientes, indicamos a medida certa
para seu jardim. A quantidade sugerida é para ser utilizada
individualmente, pois cada composto orgânico é destinado para um metro
quadrado.