• Matéria: Biologia
  • Autor: Jessi21
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais as fases da mitose? e o que ocorre em cada uma das fases?

Respostas

respondido por: BorgesBR
62
Boa noite!

Prófase

 

Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

 

Metáfase

 

Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

 

Anáfase

 

A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. 

 

Telófase

 

Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

 

Interfase

 

Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.

 
Foi útil? Escolha como melhor resposta =)

karolfmaia: Interfase: fase de crescimento da célula e duplicação do DNA;
Prófase: condensação dos cromossomos e fragmentação da carioteca;
Metáse: cromossomos localizados na placa equatorial da célula (bem no meio);
Anáfase: migração dos cromossomos para os polos puxadas pelas fibras do fuso;
Telófase: citocinese, que é a divisão propriamente dita da célula e a refragmentação da carioteca.
respondido por: Taksh
2

A mitose é dividida em cinco fases, denominadas:

  • prófase
  • prometáfase
  • metáfase
  • anáfase
  • telófase

Prófase:

Nesta fase ocorre a condensação da cromatina, que ocorre graças à presença de proteínas histonas que atuam como centros primários de organização do rebobinamento do DNA ( primeira ordem de espiralização ) e da topoisomerase II, que, além de sua função catalítica, atua como centro de organização da segunda ordem de espiralização. Segue - se uma terceira ordem da qual as proteínas envolvidas não são conhecidas; talvez seja consequência da tensão acumulada pelas espirais anteriores. Este grande superfilamento é empacotado em alças que se juntam para formar o cromossomo visível. Cada cromossomo visível ( que em humanos tem a forma típica de X com exceção do cromossomo sexual y pequeno ) é na verdade composto de duas cromátides irmãs idênticas, que por sua vez podem ser consideradas um cromossomo. Enquanto isso, o centrossomo duplica e ambos os centrossomos começam a se mover para pólos opostos da célula. Deles originam - se os microtúbulos ( filamentos formados por dímeros das subunidades proteicas tubulina alfa e beta ) que formarão o fuso mitótico, estrutura que dirigirá todos os movimentos subsequentes dos cromossomos. A duração média desse mecanismo de reprodução celular varia em média, em organismos superiores, de 15 a 25 horas.

Prometáfase:

Nesta fase ocorre a dissolução "súbita" da membrana nuclear, que se fragmenta em muitas vesículas. Esse processo é desencadeado pela fosforilação, por meio de quinases, das proteínas das lâminas ( filamentos intermediários ) que compõem a lâmina nuclear; como consequência da fosforilação os filamentos dissociam-se nos elementos constituintes. Resumindo:

a) Os microtúbulos cromossômicos se conectam ao centrômero do cromossomo;

b) Os cromossomos se movem em direção ao equador do fuso.

c) A membrana nuclear se dissolve

Os dois centrossomos, atingidos nos polos opostos da célula, atuam como centros de organização microtubular, catalisando o alongamento e garantindo a orientação correta dos microtúbulos que vão se ligar aos cromossomos em uma região chamada centrômero. Cada centrossomo se liga a uma das duas cromátides gêmeas de cada cromossomo. Nesta fase, podem ocorrer erros e dois microtúbulos podem se ligar a uma mesma cromátide dando origem a uma célula - filha com um número diferente de cromossomos, geralmente mutilada e inviável.

Metáfase:

Os pares de cromátides são trazidos para a parte mediana da célula onde se alinham formando a placa metafásica, na qual um plano imaginário, passando pelos centrômeros, divide os pares de DNA. Este é o momento mais favorável para o estudo dos cromossomos, que estão agora no máximo de sua espiral ( condensação ) e colocados lado a lado ordenadamente ao longo da linha equatorial colocada no centro da célula.

Anáfase:

Durante a anáfase, as cromátides irmãs se separam e migram para os dois centrossomos em pólos opostos da célula. Dois momentos são reconhecidos, denominados anáfase A e anáfase B. No primeiro, assistimos à separação das duas cromátides irmãs por uma enzima, chamada separase, com migração relativa da mesma graças a proteínas motoras ( tipo dineínas citoplasmáticas ) presentes no nível do cinetócoro. Na anáfase B assistimos ao deslizamento recíproco dos microtúbulos polares do fuso mitótico com consequente remoção dos dois centrossomas para direções opostas. Portanto, o número original de cromossomos é restaurado para cada pólo.

Telófase:

Nesta última fase da mitose, os cromossomos despiralizam ( descondensam ). Ao redor dos dois novos complexos cromossômicos reaparecem as membranas nucleares e as organelas são recompostas. A telófase termina com uma subfase: citodiérese, na qual o citoplasma se separa de forma equivalente em ambas as novas células. A célula se divide no centro formando duas células - filhas, exatamente idênticas à célula - mãe, mas menores. Isso acontece graças a um anel de actina criado no centro da célula mãe que, ao se contrair, aperta a célula no centro. Neste ponto as proteínas especializadas operam a fusão e separação da membrana em pontos específicos e as duas células se separam.

Em algumas células ocorre uma mitose mutilada: a telófase não ocorre e duas a algumas dezenas de conjuntos cromossômicos se acumulam dentro do mesmo núcleo da mesma célula. Este tipo de célula é chamado de plasmódio. O principal exemplo são os protozoários do gênero plasmodium, como P. malariae. As células humanas também passam por esse processo patologicamente, como as células cancerígenas, ou fisiologicamente, como no megacariócito.

Mais informações:

https://brainly.com.br/tarefa/17484030

Anexos:
Perguntas similares