Atualmente, alguns historiadores afirmam que a expedição comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil por acaso. Outros historiadores, no entanto, discordam dessa versão. Produza um texto explicando quais são os argumentos que esses dois grupos de estudiosos defendem.
Respostas
Existem diversas correntes historiográficas sobre a chegada dos europeus nas Américas. Parte delas defende a teoria dos descobrimentos, e é encabeçada, sobretudo, por europeus.
Outras, embasadas nos estudos decoloniais, apontam que o processo foi uma invasão aos nativos que aqui viviam.
Em meados do século XX, começam a surgir estudos que trabalham o ponto de vista dos “vencidos”, daqueles que foram dominados em vários momentos da História. Os estudos decoloniais se propõem a olhar a História com um referencial diferente do eurocentrista.
A teoria dos descobrimentos, por sua vez, entende a chegada dos europeus a partir do viés macro da Expansão Marítima e de ampliação dos impérios ibéricos nos séculos XV e XVI.
“Descobrimento” do Brasil
Nos anos 2000, com a efeméride dos 500 anos da chegada dos portugueses, surgiu uma historiografia que contestou o viés tradicional de desconhecimento das terras a oeste da Europa.
O argumento não se sustenta com a própria promulgação do Tratado de Tordesilhas, em 1494, que dividia a América a partir de 370 léguas a oeste de Cabo Verde.
Sobre o Descobrimento do Brasil, confira: https://brainly.com.br/tarefa/47790990
#SPJ2