Em “Casa grande e senzala", obra publicada em 1933 e considerada um clássico dos estudos sociológicos, Gilberto Freyre afirmava que o Brasil era um imenso caldeirão de mistura racial desde o início de sua colonização. Ao contrário de pensadores como o médico baiano Nina Rodrigues, esse autor defendeu a tese de que a miscigenação era um fator altamente positivo, tendo gerado um país marcado pela democracia racial. A partir dessa afirmação, analise as proposições que seguem e assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A- Por ser um país multirracial, o Brasil realmente apresenta uma situação igualitária para as diferentes etnias que convivem no território nacional, havendo oportunidades iguais para todos.
B- Embora seja um país multirracial, a ideia de que o Brasil seja uma democracia racial é questionável, como podemos ver pelos índices de negros nas universidades, no parlamento e em postos de chefia de grandes empresas, que ainda são, inegavelmente, inferiores aos de indivíduos da raça branca.
C- Os sistemas de cotas para o ensino superior no Brasil demonstram que Freire estava certo ao defender que os brasileiros convivem de maneira harmoniosa independentemente da cor da pele, pois aos indivíduos da raça negra e indígena são ofertadas vagas nas universidades públicas nos mesmos patamares daquelas destinadas aos brancos.
D- A tese da democracia racial não se sustenta quando analisamos o número de mulheres nos parlamentos e nas chefias de grandes empresas, demonstrando que a desigualdade de gênero é uma realidade no Brasil.
E-Os sistemas de cotas e a criação de um ministério de promoção da igualdade racial demonstram que o Brasil oferece condições de igualdade para todos os seus cidadãos, independente de raça/etnia e gênero.
Respostas
respondido por:
12
ALTERNATIVA B OU MELHOR LETRA B
sole:
b correta
respondido por:
7
Também respondo a alternativa B
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás