Respostas
Ter o videogame de última geração, o par de tênis igual ao que o amigo comprou no exterior, ou ainda aquele sapato maravilhoso usado pela mocinha da novela é a vontade de muitas crianças e jovens hoje em dia. Mas o que fazer quando o desejo de ter algo passa dos limites? Como podemos controlar nossas necessidades e evitar cair na tentação do consumismo? Essas e outras questões são abordadas por Manuel Filho em Compra pra mim, lançamento da PAULUS.
Contado em primeira pessoa, o livro retrata o dia a dia de João, garoto de 11 anos que tenta descobrir maneiras de convencer os pais a comprar tudo o que ele quer, mesmo sem haver necessidade. “Devolvi o carrinho para a prateleira. Tá certo que eu não queria pra valer, mas fiquei chateado do mesmo jeito” é uma das falas do personagem, que ilustra o seu comportamento consumista.
Ao longo do texto, Manuel Filho disponibiliza boxes coloridos contendo algumas explicações relacionadas à temática do livro, como a definição do código de defesa do consumidor, do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), Procon, etc. Em outros momentos ele utiliza ilustrações, elementos que criam proximidade entre leitor e personagens.
O autor destaca ainda o perigo do consumismo em grande escala, que além de ser prejudicial à sociedade, também atinge a natureza. “Se todo mundo pudesse comprar tudo o que quer, o planeta não suportaria... não haveria matéria-prima suficiente para tantos produtos, o meio ambiente ficaria mais e mais comprometido e a sobrevivência humana ameaçada”, destaca Manuel Filho em uma passagem da obra.
Compra pra mim, da coleção De que lado você está?, da PAULUS, traz orientações a crianças e jovens a respeito dos cuidados que o consumidor deve ter na hora de investir seu dinheiro. Excelente instrumento para pais e professores formarem consumidores éticos e conscientes.
Manuel Filho, além de ser escritor, é cantor e já gravou dois CDs. Atuou também nos teatros e chegou a fazer roteiros para TV e rádio. Como escritor, foi contemplado com o Prêmio Jabuti.