• Matéria: História
  • Autor: BiancaSteally
  • Perguntado 8 anos atrás

Descreva como eram as cidades de mohenjo-Daro e seu povo os dravidianos

Respostas

respondido por: luanrubiane
6
Escavações no vale do rio Indo, realizadas especialmente na década de 1920, ampliaram os conhecimentos sobre as cidades de Mohenjo-Daro e Harappa. A região pertenceu à Índia e hoje está no território do Paquistão, criado em 1947. As descobertas mostraram que as civilizações que antes eram denominadas “civilizações do Indo” se estendiam muito além do vale desse rio. As duas cidades, distantes 600 quilômetros entre si, foram erigidas por volta de 3000 a.C. Tinham canalização de água e esgoto, com algum tratamento, até nas casas mais humildes.
Isso, para a época, representava um grande sinal de desenvolvimento urbano. Além disso, a distribuição das edificações, organizadas em forma de tabuleiro de xadrez, indica que houve um planejamento urbano, o que só poderia ser feito sob a orientação de um governo centralizado.
Os arqueólogos encontraram também celeiros feitos com técnicas engenhosas de isolamento e ventilação. Imagina-se que a construção tenha sido usada como uma espécie de banco, pois na época todos os valores eram medidos com base em quantidades de cereais.
A civilizção aí deselvolvida era conhecida com dravidiana, em referência aos drávidas, grupo étinico que habitava o sul da Índia. Falando idiomas que não pertenciam à família de línguas indo-europeiras e desenvolveram uma escrita que ainda não foi decifrada.
Ainda não se compreende como a civilização dravidiana desapareceu. Supõe-se que tenha sido por causa de deslocamentos humanos em massa motivados por secas ou terremotos. Seus decendentes são encontrados principalmente ao sul da Índia, e muitas de suas práticas de meditação ajudaram a formar a religião hindu.
Perguntas similares