• Matéria: Filosofia
  • Autor: luanaxavierlima
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a função do estado na visão dos três filósofos? Jean Jacques Rousseau, John Locke e Thomas Hobbes.

Respostas

respondido por: duuda126
31
Thomas Hobbes, filósofo, teórico político inglês e autor contratualista, traz um amplo conceito de Estado. O Estado comandado por um só: o Leviatã. Em sua teoria, Hobbes fala sobre o Estado de Natureza – o antecessor ao governo do Leviatã – que é visto como o ápice da barbárie do homem, uma vez que a mente do outro se torna desconhecida e os conflitos gerados causam uma tensão, desencadeando-se assim uma guerra geral, de todos contra todos. 
Rousseau pensa em um Estado que melhore a vida dos homens e diz que é preciso de um novo pacto social, no qual haja condições de igualdade. Cada indivíduo deve abrir mão de seus direitos em função do coletivo. A vontade geral deve prevalecer sobre a individual, e é preciso que o povo cobre de seus governantes as melhorias para a comunidade. Assim, o voto é crucial, e, junto dele, a representação política.

John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Em 1689 e 1690 publica suas principais obras: Cartas sobre a tolerância, Ensaio sobre o entendimento humano e os Dois tratados sobre o governo civil. O segundo tratado é uma justificativa sobre o triunfo da revolução gloriosa e a Deposição de Jaime II por Guilherme de Orange e pelo parlamento com base na doutrina do direito de resistência. O primeiro tratado é uma refutação do Patriarca, obra em que Robert Filmer defende o direito divino dos reis com base no principio da autoridade paterna de Adão, essa doutrina pregava que os monarcas eram descendentes da linhagem de Adão e herdeiros legítimos da autoridade paterna desse personagem bíblico, a quem Deus destinara o poder real.

O segundo tratado é um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Locke sustenta a tese de que apenas a vontade dos governados é única fonte de poder político legítimo. Em o segundo tratado ele fala do jus naturalismo que é a passagem do estado de natureza que, pela mediação do contrato social passa para o estado civil. Locke prega que o estado de natureza é uma situação real, que o individuo vem antes da sociedade e vive num estagio, pré-social e pré-político na mais perfeita harmonia, liberdade e igualdade. No estado de natureza segunda a concepção de Locke a propriedade já existe e é um direito natural do individuo que não pode ser violado pelo estado. O individuo através do trabalho transforma a matéria bruta e assim demarca sua propriedade, o trabalho assim é o fundamento originário do espaço privado.


respondido por: sergiocotrim283
1

Explicação:

3-Como o filósofo entendia que a função do Estado era tornar os homens felizes? *

Perguntas similares