• Matéria: Geografia
  • Autor: ytalomaster
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a relacao entre vulcanismo e abalos sismicos?

Respostas

respondido por: C4ruja
1
 Placa Tectônica Sul Americana. Por estar bem no centro desse bloco, o Brasil sente muito pouco efeitos de vulcões e terremotos. 

18 - Há basicamente três tipos de rochas: as rochas ígneas, que praticamente derivam os demais tipos, são ejetadas em estado líquido, das camadas mais profundas da Terra até o exterior da crosta terrestre, através dos vulcões (em estado líquido, as rochas são chamadas magma); as rochas sedimentares, que são formadas através do desgaste das rochas ígneas já resfriadas, em milhares e milhares de anos, acumulando-se em camadas (exemplo: arenito, normalmente acumulado em regiões costeiras, assim como os terrenos costeiros argilosos, formados de areia e pedra; acúmulos de pedra calcária); as rochas metamórficas que possuem formação originada através da composição entre vários tipos de rochas, tendo sofrido conjuntamente a ação de altas temperaturas ou pressões (exemplo: mármore). 


16 - Movimentos orogênicos 

A orogênese ou "formação de montanhas" é re¬sultado de pressões horizontais ou verticais do inte¬rior da Terra. São movimentos de pequena duração no tempo geológico, mas muito intensos. 
Como resultado desses movimentos, temos as dobras (dobramentos) e as falhas (falhamentos) ou fraturas. Se as rochas atingidas não oferecem grande resistência às forças internas, formam-se dobras. 
As dobras, portanto, são o resultado de forte compressão de rochas não resistentes às forças in¬ternas. Os dobramentos ocorreram em diferentes ocasiões do tempo geológico (eras Pré-Cambríana e Cenozóica). As dobras acontecem devido a fortes pressões exercidas em terrenos pouco resistentes e plásticos. 

15 - A crosta terrestre, mais precisamente a litosfera - que engloba toda a Crosta e a parte superior do Manto, até cerca de 100 km de profundidade - está quebrada em um determinado número de placas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais, que podem ser representados como rotações com respeito ao eixo que passa pelo centro da Terra. 
Essas movimentações ocorrem porque a Litosfera, mais leve e fria, praticamente “flutua” sobre o material mais quente e denso e parcialmente fundido, existente no topo da Astenosfera. É nessa parte viscosa, dos primeiros 200 km da Astenosfera, que são geradas as correntes de convecção, supostamente o mecanismo que proporciona a movimentação das placas tectônicas. 

As placas deslizam ou colidem uma contra as outras a uma velocidade variável de 1 a 10 cm/ano. Nas regiões onde elas se chocam ou se atritam, crescem os esforços de deformação nas rochas e, periodicamente nesses pontos, acontecem os grandes terremotos. Justamente nos limites das placas tectônicas, ao longo de faixas estreitras e contínuas, é que se concentra a maior parte da sismicidade de toda a Terra. É também próximo das bordas das placas que o material fundido (magma), existente no topo da Astenosfera, ascende até a superfície e extravaza-se ao longo de fissuras, ou através de canais para formar os vulcões. Apesar de os terremotos e vulcões normalmente ocorrerem próximo aos limites das placas, exepcionalmente, podem acontecer super terremotos nas regiões internas das placas. 

Perguntas similares