• Matéria: História
  • Autor: japah9
  • Perguntado 8 anos atrás

porque a participação da Rússia na primeira guerra acelerou o processo revolucionário?

Respostas

respondido por: Jessyoliver8
15
Antes da Primeira guerra, a Rússia já vinha sofrendo o início do processo, que se tornaria revolucionário depois. O que precisamos entender é que o país era bastante atrasado se comparado com os demais países da Europa, a população passava fome e a sua forma de governo era uma monarquia absolutista. Dessa forma, a população russa começou a se rebelar, mas isso foi um processo longo, que começou no século XIX e se arrastou durante o governo dos três últimos czares. 
Em 1905 ocorreu o episódio que ficou conhecido como "domingo sangrento", no qual o último czar russo reprimiu violentamente uma grande manifestação de trabalhadores. Essa revolta de 1905 acabou se tornando o ensaio geral da revolução de 1917, pois os líderes revolucionários aprenderam quais eram os seus erros e o que poderiam fazer para ter mais chance de sucesso. 
Com a entrada da Rússia, que estava tão acabada, na guerra, a crise interna começou a piorar cada vez mais, pois os investimentos bélicos desencadearam uma diminuição muito grande no abastecimento de alimentos e um grande aumento nas revoltas populares. A entrada da Rússia na guerra foi uma burrice neste momento, ela não tinha condições de competir com os demais países. 
Assim, não podemos dizer que a Primeira guerra foi responsável pela revolução, mas sim foi um estopim. O estado da Rússia era precário quando entrou na guerra e já haviam alguns indicios de que as revoltas poderiam se tornar maiores, então, eu acredito que essa situação poderia ter sido evitada se o czar tivesse tido o mínimo de competência e tato para lidar com os anseios de seu povo...
Perguntas similares