“Filha”, “esposa”, “mãe” há muito deixaram de ser as únicas identificações valorizadas da mulher na sociedade. Já há algumas décadas reconhece-se que as brasileiras ultrapassaram os espaços tradicionalmente reservados ao dito “sexo frágil” e desempenham, hoje, papéis e funções sequer sonhadas por suas bisavós e avós. Foi uma longa estrada percorrida, com percalços e desvios, mas que se mostra, aparentemente sem volta. Junto com as mulheres, as famílias também mudaram, e de maneira muito rápida, se compararmos o século XX e início do XXI aos períodos anteriores”.
SCOTT, A. S. V. O caleidoscópio dos arranjos familiares. In: Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p.15.
A partir das informações trazidas pelo texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
“Na ordem patriarcal, a mulher deveria obedecer o pai e marido, passando da autoridade de um para a do outro, através do casamento monogâmico e indissolúvel. Os projetos individuais e as manifestações de desejos e sentimentos particulares tinham pouco ou nenhum espaço quando o que importava era o grupo familiar e, dentro dele, a vontade do seu chefe, o patriarca, era soberana”. (SCOTT, 2012, p.16).
PORQUE
“A “nova família” também exigia uma “nova mulher”: uma mãe dedicada que dispensava especial atenção ao cuidado e à educação dos filhos (não recorrendo mais às amas de leite, por exemplo), responsabilizando-se também pela “formação moral das crianças”. Essa “nova mulher” seria também a esposa efetiva, ainda submissa ao marido, mas não mais completamente sem voz”. (SCOTT, 2012, p.17).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Responder
Respostas
respondido por:
6
AS DUAS SAO VERDADEIRAS, MAS A SEGUNDA NAO JUSTIFICA A PRIMEIRA PQ MESMO INDEPENDENTE ELA AINDA ERA SUBMISSA AO MARIDO E AINDA NAO TRABALHAVA FORA. SO CUIDAVA DOS FILHOS.
volmarga:
Tbm respondi esta
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás