As proposições abaixo referem-se às características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível secundário, visando à formação humanista. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista e tinha um caráter mais de erudição e ornamento, pois era literária, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários. II - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades religiosas, visando exclusivamente à formação de religiosos. Consideravam a formação de padres como sendo de interesse geral, portanto a educação era utilitária e destinada a todos. III - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil era voltada para a prática profissional seja de padres ou outros ofícios. Portanto, dedicava-se ao desenvolvimento de diversas práticas profissionais e tinha um caráter utilitário e de atenção aos interesses da sociedade. IV - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades em todo o processo educativo do ser humano, da infância à idade adulta. Por ter um caráter religioso, as escolas jesuítas formavam padres com maior frequência, mas também podiam ser advogados, professores ou médicos. V- A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível superior, visando à formação de padres e advogados. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários
Respostas
Resposta:
Letra E - apenas a I está correta
Explicação:
Essas são as alternativas da pergunta:
a. Apenas a II está correta.
b. A II e a III estão corretas.
c. A III e a IV estão corretas.
d. Apenas a V está correta.
e. Apenas a I está correta.
Os jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como ratio studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico (I).
Questão sobres os jesuítas
I. Correto. Os jesuítas, responsáveis pela catequização das tribos indígenas e dos povos africanos na época do Brasil Colônia, representam um marco na educação, embora esta fosse para fins religiosos.
II. Falso. Consideravam a formação de padres como sendo de interesse geral, mas a educação era minoritária e elitista.
III. Falso. Os padres jesuítas viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais, ciências humanas, Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.
IV. Falso. A educação jesuíta se destinava a homens e era praticada para catequizar a população pagã.
V. Falso. A educação jesuíta era destinada à classe elitista do Brasil Colônia, formando profissionais e intelectuais da época.
Saiba mais sobre os jesuítas em: brainly.com.br/tarefa/23618378
#SPJ5