Em uma fábrica de instrumentos odontológicos é produzido um espelho esférico côncavo. Quando colocamos um objeto real entre o foco e o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo, qual a característica da imagem formada? ALTERNATIVAS
Real, invertida e maior.
Real, invertida e igual.
Imprópria.
Real, invertida e menor.
Virtual, direita e maior
Respostas
A formação de imagem em espelho esférico depende de dois pontos:
- Centro de curvatura (C), o ponto central da esfera
- Foco (F), que é o ponto onde os raios refletidos convergem
No caso dos espelhos côncavos (cuja superfície refletora é a parte interna da esfera) temos o Foco dentro da esfera, num ponto entre o Centro de Curvatura e a superfície refletora.
Para determinar a formação da imagem, analisamos como se comportam os raios incidentes, que são raios de luz que partem do objeto e voltam refletidos no espelho.
Os raios que batem no espelho de forma paralela ao plano serão desviados e vão refletir no Foco, enquanto os raios que partem do objeto e passam pelo foco vão refletir no espelho e voltar de forma paralela ao plano. Como esses raios partiram de um mesmo ponto no objeto, o local onde eles voltam a se encontrar após refletirem no espelho é o local onde se formará a imagem daquele ponto.
Nos espelhos côncavos, se colocamos o objeto entre o Centro de Curvatura e o Foco, o ponto de reencontro se localiza na frente do espelho, além do centro de curvatura e abaixo do plano. Então temos:
- Imagem está na frente do espelho, é uma imagem Real.
- Abaixo do plano, será uma imagem Invertida
- O ângulo de incidência dos raios criará uma imagem, Maior que o objeto.