Quais as principais diferenças entre alimentos integrais e os refinados? Qual deles é o mais indicado e quais são seus benefícios?
Respostas
- O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes do grão como película e germe. Assim, também acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais.
- No alimento integral não há essa retirada, ou seja, o grão permanece íntegro, sem perdas em sua estrutura e assim preserva os nutrientes contidos.
Alguns estudos relacionam o consumo excessivo de alimentos refinados com o aumento de peso corporal, carências nutricionais, aumento no risco de doenças do coração, diabetes e alterações nos níveis de gordura no sangue.
Os alimentos integrais, por manterem seus nutrientes, contribuem para o bom funcionamento do organismo e previnem o aparecimento de doenças. As fibras, por exemplo, presentes nos grãos integrais auxiliam na redução da absorção do colesterol e glicose no intestino, melhoram trânsito intestinal, contribuem para saciedade, entre outros benefícios. Ou seja, trocar a farinha, o macarrão, o arroz e os cereais em geral pela versão integral podem fazer muito bem ao seu organismo!
Claro que para que você obtenha benefícios do consumo de alimentos integrais, tal consumo deve ser regular e associado à uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de água e prática de atividades físicas.