• Matéria: História
  • Autor: zou9115
  • Perguntado 8 anos atrás

A) de que forma o autor do texto caracteriza o movimento de 1789?
B) que distinção ele faz entre os inconfidentes quanto aos seus objetivos?
C) para o autor do texto o que explica a perda de entusiasmopor parte dos conjurada a partir de março de 1789?
D) com base no que vc estudou qual era o outro ponto de divergência entre os inconfidentes?
E) em dupla debatam reflita e opinem qual era o principal motivação dos conjurados os idéias de reforma inspirado no iluminismo ou a suspensão da derramo ? justifiquem

Anexos:

Respostas

respondido por: pissurnof
3105

Vamos resolver cada alternativa da questão por vez:

a) O texto caracteriza o movimento de 1789 como dividido em estratégias e propósitos, e não uno como normalmente é analisado.

b) O autor divide os inconfidentes em dois grupos: um que procurava reformas reais e outro satisfeito apenas em alcançar a suspensão da derrama.

c) A existência do segundo grupo, que queria apenas a suspensão da derrama.

d) Outro ponto de divergência era a manutenção ou não da instituição da escravidão quando Vila Rica se tornasse autônoma.

e) O Iluminismo foi fundamental para a inspiração da revolta contra a monarquia portuguesa e seus pesados impostos, além do desejo de parte do grupo em abolir a escravidão.

respondido por: nataliafransantos
24

a) O autor caracteriza o texto de 1789 como um movimento que não era uniforme e não possuía integridade em seus propósitos e estratégias. Havia diferentes motivações para o movimento.

b) A distinção feita entre os inconfidentes quanto aos objetivos eram a existência no grupo de pessoas que desejavam mudanças políticas reais e aqueles que desejava apenas que a derrama (cobrança de um imposto) não ocorresse.

c) A perda de entusiasmo com o movimento para o autor, ocorreu porque houve a suspensão da derrama.

d) Outro ponto de divergência entre os inconfidentes era em relação à escravidão. Alguns desejavam que ela chegasse ao fim, mas outros que eram donos de escravos, desejavam que ela continuasse.

e) As motivações dos conjurados se dividiam entre aqueles que desejavam mudanças baseadas nos preceitos iluministas e aqueles que gostariam apenas que a derrama não acontecesse.

Talvez o desejo para o fim da derrama pudesse ser mais forte, pois algumas pessoas pertencentes ao movimento, possuíam dívidas que deveriam ser acertadas com a Coroa.

O movimento de 1789 em Minas Gerais

O movimento de 1789, ficou conhecido como Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, que ocorreu devido a possibilidade de ocorrência da derrama, um imposto obrigatório que deveria ser pago para a Coroa portuguesa.  

O grupo foi delatado por um dos membros (Joaquim Silvério dos Reis) que possuíam grandes dívidas com a Coroa, em troca do perdão as dívidas. O Visconde de Barbacena suspendeu a derrama os manifestantes foram presos.

Os integrantes foram investigados e como eram membros da elite mineradora, foram apenas expulsos da colônia, mas o integrante que não pertencia a classe mais alta, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado e enforcado.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o movimento ocorrido no Brasil em 1789 em: https://brainly.com.br/tarefa/13120397

Anexos:
Perguntas similares