• Matéria: Português
  • Autor: Ana0o0
  • Perguntado 8 anos atrás

1-Resuma o seguinte texto:
Uma análise da situação da mulher brasileira
A mulher brasileira alcançou, em um século, patamares de poder e participação na sociedade antes inimagináveis. Muitas conquistas foram obtidas pelas brasileiras, notadamente a partir da Constituição de 1988, quando feministas e mulheres de várias organizações se reuniram para entregar aos constituintes a Carta das Mulheres Brasileiras, que culminou com a inclusão de muitas reivindicações. Saliente-se o artigo 5.º, que trata da igualdade de direitos entre mulheres e homens.

No mundo do trabalho, as mulheres estão mais qualificadas e leis como a promulgada em 2012, punindo empresas que diferenciam salários entre mulheres e homens para as mesmas funções, fez jus à essa presença de forma igualitária. Discussões a respeito de licença-maternidade, aposentadoria, aborto e saúde da mulher, entre outros temas, passam a fazer parte das agendas políticas. Em relação à escolaridade, as pesquisas apontam que as mulheres estão com mais anos de estudo que os homens, o que possibilitaria credenciá-las a melhores vagas no mercado de trabalho.

Com relação às políticas sociais, as mulheres de comprovada vulnerabilidade têm obtido autonomia financeira graças a programas do governo como o Bolsa Família, fato comprovado pelo número de mulheres beneficiárias, que chega a 70% do total de beneficiados. Também é preciso recordar as políticas de gênero implantadas pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, criada em 2003 e que se responsabiliza pelas políticas públicas para mulheres em uma visão de integração em rede, com as áreas de saúde, educação, habitação e transporte. Programas como o pacto pela não violência, Políticas para Igualdade de Gênero e Brasil Carinhoso, entre outros, fazem parte da proposta de inclusão social, tendo nas mulheres seu foco.

A luta pelo fim da violência contra a mulher, palco das lutas das mulheres desde os anos 1960, encontrou esperança na promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006. No entanto, a efetiva aplicação com rigor da lei não tem sido realizada, em que pese o alto número de feminicídios em nosso país. Ainda há muito a se fazer pelo fim da violência contra a mulher, mas o grande salto da Lei Maria da Penha é a mudança de foco, tirando a violência do âmbito privado e tratando-a como responsabilidade do poder público e de toda a sociedade. Não valem mais as justificativas como “matou por amor”, matou por honra” ou “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”.

Mesmo existindo uma Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da qual as Delegacias da Mulher fazem parte, em muitas cidades ela não está presente e, quando existe, carece de pessoal especializado e de infraestrutura para atender as mulheres. Nos IMLs a situação se torna mais constrangedora, pois a mulher, que já se sente envergonhada por ter sofrido a violência, se vê exposta a um tratamento desumano.

A eleição de uma mulher para a Presidência da República em um país machista como o Brasil, por sua vez, é um incentivo à ocupação de espaços de poder pelas mulheres, cuja presença na política é de apenas 8% dos cargos eletivos.

Percebe-se nitidamente que existe uma contradição gritante no país: ao mesmo tempo em que as mulheres estão mais qualificadas e há leis que finalmente as favoreçam, existe um machismo cultural que coloca a mulher de forma inferior, desqualificando-a quando atua na política, exigindo mais dela no mundo do trabalho e assassinando-a por sentir-se dono de seu corpo e de sua alma. Esperamos com firmeza que cada passo dado em direção aos direitos das mulheres, tanto pelo poder público como pela sociedade, possa contribuir para que essa contradição tenha fim e se estabeleça a verdadeira igualdade entre mulheres e homens.

Respostas

respondido por: GuhBarros
14
Boaa Noitee :)
Vamos Lá:

Uma Análise da Situaçao da Mulher Brasileira...

A Mulher Brasileira Desde 1988 Vem Conquistando Um Grande Patamar Politico e Social dentro das Sociedades Mundiais.. Onde Foi Criado Um Artigo, Declarando a Igualdade Entre Homens e Mulheres, Oque antes mao Havia No Mundo..
No Mercado De Trabalho, Hoje, Já Nao Eh Como Antes.. Hoje as Mulheres Estao Sendo Mais qualificadas e Realmente Conquistando aquilo que Lutam Para Ter.. Pois Antigamente Mesmo com Mais anos de estudo que os homens, nao Havia Direitoz Iguais Para as Mulheres no Mercado de trabalho..
Na Politica Social.. As Mulheres Ja Ganharam Uma Grande Autonomia e Concretizaçao Com Uma Maior Vulnerabilidade Por Parte do Governo, Pois Agora o Governo Dá Mais Oportunidades, Para Ambos os Sexos..
Na Luta Contra a Violência, Em Relaçao as Mulheres, Também Nao Foi Diferente.. Houve Muitas Mudanças e Esta Diminuindo Cada Vez Mais.. Foram Criadas Leis Para a Proteçao Das Mulheres(Lei Maria da Penha), Onde o Governo Toma Providencias Para que Algum Dia Nao Haja Mais Esse Desrepeito e essa Falta de Ética, Quando se Pratica a Violencia Contra as Mulheres..
Resumindo, Hoje existem Oportunidades para ambos os Lados, e Em Relaçao a Antigamente.. Hoje em Dia as Mulheres Estao Com Mais Recursos e Com Mais Reconhecimento Por Parte da Sociedade Mundial..
Perguntas similares