Uma particula realiza um movimento circular no sentido anti-horario. Represente a velocidade vetorial v, a aceleração centrípeta, a aceleraçao tangenciale a aceleração resultante,no instante em que a particula passa pelo ponto P indicado, nos casos em que:a) o movimento é uniforme;b)o movimento é uniformemente variado retardado.
Respostas
a) Num movimento uniforme, o módulo da velocidade vetorial é constante, e por isso a aceleração tangencial é nula. Como o movimento é circular, existe força centrípeta, que aponta para o centro da circunferência. A velocidade vetorial é tangente à trajetória. A aceleração resultante, portanto será a aceleração centrípeta. Observe o primeiro desenho do anexo.
b) Para o movimento retardado, como o corpo se move no sentido anti horário. A aceleração tangencial, que vai reduzir o módulo da velocidade vetorial, é oposta ao movimento. Ainda existe aceleração centrípeta apontando para o centro da curva circular. Veja o segundo desenho no anexo. A aceleração resultante é a soma vetorial da aceleração centrípeta com a tangencial.
Bons estudos :)
a) Quando consideramos que o movimento seja uniforme, sabemos que o valor referente ao módulo da velocidade vetorial deverá ser constante, e por conta disso a aceleração tangencial será nula.
Porém, como movimento é considerado como circular, sabemos que existe uma força centrípeta direcionada para o centro da circunferência e a velocidade vetorial será tangente à trajetória. A aceleração resultante será a aceleração centrípeta.
b) No caso de um movimento retardado, sabemos que o corpo se move no sentido anti horário e a aceleração tangencial, irá diminuir o módulo da velocidade vetorial, que por sua vez é oposta ao movimento.
A aceleração centrípeta aponta para o centro da curva circular e a aceleração resultante é dada pela soma vetorial da aceleração centrípeta com a tangencial.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/12866008