Respostas
Resposta:
O centralismo é um sistema político em que o poder político e administrativo é concentrado nos órgãos centrais do Estado.
A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.
Explicação:
Na sociedade feudal o poder político era descentralizado na medida em que o Rei era mais uma figura simbólica que um senhor de fato de suas terras: ele dividia o seu controle com os seus vassalos, que, em troca da lealdade ao Rei, ganhavam porções de terras - os feudos - que administravam e tinham a função de proteger.
Por, Paulla Alves. Mestrando em História.
Espero ter ajudado :)
Em um governo centralizado, o poder e a autoridade são concentrados em um governo central, que toma decisões e possui o poder de tomar ações. Já em um governo descentralizado o poder e as responsabilidades são distribuídas por diferentes regiões e províncias.
Contextualizando os poderes centralizados e descentralizados
O poder centralizado é quando um governo concentra os poderes do executivo e legislativo nas mãos de poucas pessoas, como era o caso do despotismo esclarecido, e outros governos autoritários por exemplo.
O poder descentralizado constitui-se a partir a distribuição e delegação de funções públicas, como são por exemplo as províncias e estados das federações na maior parte dos regimes democráticos do ocidente, por exemplo.
Saiba mais sobre o poder centralizado em https://brainly.com.br/tarefa/5760413
#SPJ2