• Matéria: Biologia
  • Autor: dudaborgeses6233
  • Perguntado 8 anos atrás

Em um concurso de cães,duas características são condicionadas por genes dominantes ( A e B ) . O homozigoto dominante para estas duas características recebe mais pontos que os heterozigotos e estes,mais pontos que os recessivos,que ganham nota zero. Um criador, desejando participar do concurso ,cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigotos para os genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis. Qual a probabilidade do criador obter um animal com pontuação máxima?

Respostas

respondido por: rayzd2016
74
O criador cruzou dois animais AaBb. Cada animal produz 4 tipos de gametas (AB, Ab, aB e ab). A combinação destes 4 gametas de um com os 4 gametas do outro geram 16 combinações (4 x 4). 

a) No caso 16 combinações apenas uma (AABB) é de um cão coma máxima pontuação, nesse caso a probabilidade seria de  1/16. A mesma probabilidade de aparecer um cão aabb. 

b) Os vice campeões podem ser AaBB ou AABb, cada um 3 genes dominantes, como cada gene dominante dá 5 pontos, nesse caso então 15 pontos que estes cães ganharão. Os penúltimos serão Aabb e aaBb e ganharão 5 pontos.
Carlos · 7 anos atrás
Perguntas similares