• Matéria: ENEM
  • Autor: Carolinef1379
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem 2010)Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue? SHELLEY. “Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada? heeelllpppp :)

Respostas

respondido por: Gustavo5432
647
Olá

Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Espero ter ajudado
Bons estudos!
respondido por: SrTrindade
456

Olá!

Era para ser uma questão com alternativas. Assim seria a:

ALTERNATIVA E

Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Sabe-se que é com o advento da Revolução Industrial que as diferenças sociais mais se acentuam: os meios de produção deixam de pertencer àqueles que de fato fazem a produção, ou seja, o trabalhador torna-se dependente daquele que detém esses meios.

A riqueza produzida e amplificada pela Revolução só chega aos bolsos dos donos de fábricas, fazendo com que os operários vivam em situação de extrema miséria. Tendo em base esse conhecimento.

Bons Estudos

Perguntas similares