• Matéria: Geografia
  • Autor: Kaikemartis
  • Perguntado 8 anos atrás

Eu tenho uma apresentação mas não entendi esse texto,como posso explica lo?

ENTENDENDO O CAPITALISMO

O capitalismo se baseia na economia de mercado,conceito chave para sua compreensão desde que o liberalismo se firmou como principal dimensão do sistema.
Vamos refletir então sobre o que é mercado.Comecemos pela ideia mais usual que temos de mercado,aquela que imediatamente surge na cabeça das pessoas ao ouvir a tal palavra.
O pressuposto da teoria de mercado provém de uma ideia simples,uma vez que é nós mercados e feiras livres que se compram os produtos básico do cotidiano. Devemos atentar para a expansão "comprar", característica inerente ao capitalismo,pois desde que o sistema surgiu,a troca,prática usual até então, foi gradativamente tornando-se secundária.No mercado,o consumidor opta pela compra de um determinado bem e caso não concorde com o preço,pode escolher outro gênero ou procurar o mesmo produto por um preço menor em outras lojas.Estabelece-se então uma livre concorrência entre os vendedores que disputam o comprador.Concluímos,portanto,que o mercado é o palco da disputa,ou seja,da liberdade que tem os vendedores (os capitalista ) de disputar o mercado estipulando o preço de suas mercadorias.estabelece-se,assim,a lei de oferta e procura.

Respostas

respondido por: wandsonhenricky
2
amigo, as informações estão todas aí. 

Porém, vou tentar te nortear. O Capitalismo, com sua forma primitiva, deu-se na idade moderna, o chamado MERCANTILISMO que tinha como característica a balança comercial favorável, metalismo... e foi evoluindo. As cidades, até então feudos, se uniram e formaram estados cunhando moedas, criando sua própria língua, fronteiras... e isso foi desenvolvendo o capitalismo. Logo após esse episódio, bastante tempo depois, surge a primeira revolução industrial na qual diversas características estavam atribuídas, das quais irei resumir como sendo:Fordismo.

Daí então, estamos evoluindo até hoje, a liberdade de comércio é bom para o consumidor e mercado, pois abrange sua diversidade e aumenta o poder de compra, além de não formar monopólios e sim oligopólios.
Espero ter ajudado, só dei um resumão sem explicar outros fatos importantíssimos... Valeu!

Perguntas similares