O sofrimento, além de ter origem na mecanização e robotização das tarefas, nas pressões e imposições da organização do trabalho, na adaptação à cultura ou ideologia organizacional, representada nas pressões do mercado, nas relações com os clientes e com o público, é também causado pela criação das incompetências, significando que o trabalhador se sente incapaz de fazer, face às situações convencionais, quando acontece a retenção da informação que destrói a cooperação.
Assinale a alternativa que corresponde com o autor da citação acima:
A Marilda Iamamoto
B Ricardo Antunes
C Christophe Dejours
D Nenhuma alternativa está correta
Respostas
Olá!
A citação dada no enunciado da questão é de autoria do médico e psicanalista Christophe Dejours, que estuda a psicodinâmica do trabalho e o sofrimento do indivíduo em relação a ele, tomando como importante a análise do conflito relativo à organização do trabalho e o funcionamento psíquico do trabalhador, este que deve ser sempre preservado e estar em estado de equilíbrio.
Para Dejours, existem novas formas de sofrimentos, associadas às atuais formas de organização do trabalho, que implicam mudanças, diferenças que podem acarretar em reprovação do trabalhador que tem que modificar sua conduta para se adequar. O trabalho se torna fatigante quando a energia psíquica acumula sendo fonte de desprazer.
Portanto, a alternativa correta é a letra C.