A consolidação do processo de industrialização na Inglaterra, ocorrida na primeira metade do século XIX, relaciona-se corretamente com a (o):
(A)
Extinção do processo de “cercamentos” dos campos, permitindo aos desempregados, voltarem para o campo.
(B)
Criação de uma poderosa marinha mercante, capaz de transportar grandes quantidades de matérias-primas.
(C)
Fortalecimento da produção através das corporações de ofício, onde os aprendizes passaram a aumentar a produção manufatureira
(D)
Surgimento das novas formas de energia, sobretudo a elétrica, inaugurada na Inglaterra no século XVII.
(E)
Êxodo da mão de obra especializada das cidades para o campo, onde as áreas rurais passaram a ser mais atrativas para o trabalho do que os centros urbanos.
Respostas
Letra B: Porque Com o avanço das transformações tecnológicas provocado pela Revolução industrial, a organização do sistema capitalista precisou de uma legitimação no plano teórico. O nascimento da moderna ciência econômica e, com ela, do liberalismo foi um alicerce teórico para compreender e legitimar o advento da industrialização.
A consolidação do processo de industrialização da Inglaterra pode ser associada à relevante marinha mercante desenvolvida pelo país. Portanto, está correta a alternativa b.
Outros fatores também foram importantes para a ocorrência da Revolução Industrial, dentre eles pode-se citar a política de cercamentos, que possibilitou a criação em larga escala de ovelhas na Inglaterra.
A vantagem natural dos territórios ingleses quanto à riqueza em minas de carvão mineral também foi um fator importante para o rápido desenvolvimento industrial do pais.
Deste modo, estes fatores colaboraram com o surgimento da Revolução Industrial, que alterou os modos de consumo, de produção e as formas de relação entre as camadas sociais.
Veja mais em:
brainly.com.br/tarefa/17668816