Respostas
e do que acontece antes e depois de um estupro.
Livro. Lygia fala dela e do livro. é uma conversa
sem personagens, com carinho transbordante.
N’O abraço Lygia Bojunga vai buscar no mais
íntimo de sua personagem Cristina o saldo
de uma experiência sexual amarga vivida por
Cristina-menina e refletida na Cristina-mulher.
A narrativa de Lygia é a denúncia de um crime
que não tem perdão. Do primeiro ao último momento,
esse abraço emociona e intriga.
A personagem principal é a Cristina, hoje com 19 anos, que nos conta, como em uma sessão de terapia, tudo o que aconteceu em sua infância quando ainda era uma criança de 8 anos. Ela nos fala de uma amiga de infância chamada Clarice, que desapareceu aos 7 anos de idade e que a gente passa o livro inteiro sem saber se existe ou se ela mesma inventou. E depois ainda há outra Clarice, imagem criada em seu imaginário em função do nome que seu algoz a chama durante o cativeiro. Cristina, em uma visita à fazenda de um amigo de seus pais, é sequestrada, mantida em cativeiro e submetida a todo tipo de desejo do seu estuprador.
Quando ela consegue escapar e voltar pra família, o assunto vira meio que um tabú e como ninguém a ajuda a superar esse trauma, ele cai no esquecimento consciente do seu subconsciente. Ela simplesmente passa a fingir que nada aconteceu até o dia em que encontra seu abusador ao acaso onde menos esperava, mas agora já adulta, já mulher
O que acontece a partir daí é absolutamente surpreendente, pois ao invés de repulsa o que ela sente por ele é tesão, desejo, excitação. Então aquela Clarice, que um dia desapareceu, volta a falar com ela em sonhos e aparece fisicamente pra ela. Aquela Clarice de infância lhe diz que ela é cúmplice do crime que a acometeram.
inclusive acabei de ler esse livro, e sinceramente me abalou profundamente✊