• Matéria: História
  • Autor: mariajuju1967
  • Perguntado 8 anos atrás

No dia 14 de julho de 1789, o povo parisiense tomou a prisão da bastilha. Sobre esse acontecimento e os demais que o seguiram, como Luis XVI reagiu? Qual foi a reação dos nobres à ação da população? O que foi o "grande medo" ?

Respostas

respondido por: ProfMarx
181
Grande Medo: foram os saques a aldeias, ataques a castelos, igrejas, casas. Período que o campesinato francês, fica ciente da Revolução Francesa, e a leva para caráter nacional.
Queda da Bastilha:  Luiz XVI, viu-se forçado a convocar os Estados Gerais. Também aceitou ter seus poderes limitados pela Constituição. A nobreza, para manter os privilégios, acompanhou o Rei.
respondido por: EduardoPLopes
177

Luís XVI reagiu com surpresa, buscando organizar a nobreza e o clero, suas bases de sustentação política, a atender a algumas das principais demandas dos camponeses, tendo governado o país (por meio de uma Monarquia Parlamentarista) por um curto período.

Os nobres reagiram com violência às tentativas de insurreição popular, buscando derrotar os revoltosos por meios militares (no que não foram bem sucedidos) e, depois, buscando vencer a disputa política.

O Grande Medo foi o período de três semanas em que o campesinato, ao saber que a revolução havia acontecido, começa a atacar as casas senhoriais e os castelos, promovendo saques e assassinatos.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/9294591

Anexos:
Perguntas similares