• Matéria: Química
  • Autor: mikele7
  • Perguntado 8 anos atrás

que propriedade é utilizada para separar o lixo em peneiras de usinas de compostagem?

Respostas

respondido por: Anônimo
3
A granulometria do material a compostar é determinante porque influência as restantes condições em que o processo irá decorrer. 
Partículas demasiado pequenas favorecem uma excessiva compactação do material, o que pode tornar-se prejudicial em termos de difusão de oxigénio e circulação de água, aumentando o risco de aparecimento de zonas de anaerobiose. 
Recomenda-se a utilização de partículas de um diâmetro entre os 2,5 e os 7 cm como sendo a gama ideal para um correcto desenvolvimento do processo. As partículas mais pequenas são mais adequadas a sistemas de arejamento forçado ou sistemas revirados frequentemente e as partículas maiores para pilhas e sistemas de arejamento passivo. 



Se o material a compostar for constituído em grande parte por partículas de pequenas dimensões ou apresentar características favoráveis à compactação (altos teores de humidade, por exemplo) deverá misturar-se um agente estruturante, tal como palha, aparas de madeira ou caruma de pinheiro seca. 

A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos.
Perguntas similares