• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Preciso de um resumo sobre esse pequeno texto, o que ele tenta retratar e passar para as pessoas.

Filosofia e historia

Para hegel, a historia é o desdobramento do espírito objetivo. Vejamos por quê.
O espírito objetivo é a realização da liberdade humana na sociedade. Manifesta-se no direito, na moralidade e na "eticidade", englobando família, sociedade e estado. O estado político é o momento mais elevado espírito objetivo, de modo que o indivíduo só existe como membro do estado, conforme afirma o filósofo em princípios da filosofia do direito.
A história seria, portanto, o desdobramento do espírito no tempo. A filosofia da história deve captar o movimento histórico não como momentos estanques, mas do ponto de vista da razão, do absoluto. Sob esse ponto de vista, a historia é uma contínua evolução de ideia de liberdade, que se desenvolveu segundo plano racional.
Assim, para hegel, os conflitos, as guerras, as injustiças, as dominações de um povo sobre outro são compreendidos como contradições ou momentos negativos que corresponderiam á antítese, que se contrapõe á tese, fazendo surgir um etapa superior, que seria a síntese.
Portanto, se para o filosofo tudo que é real é racional, é tudo que e racional é real - como vimos antes - , todas as coisas existentes, mesmo as piores, fazem parte de um plano racional e, portante, têm um sentido dentro do processo histórico, esse conceito hegeliano recebeu inúmeras críticas, já que pode levar a um certo conformismo ou a uma passividade diante das justiças sociais.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
7
Filosofia história

história é o desdobramento do espírito objetivo , porque realiza a liberdade humana na sociedade .
" O espírito objetivo " se manifesta na família ,na sociedade e no estado político ,pois o homem só existe como membro do estado ,se ele usar este espírito .
A história é o desdobramento doespírito no tempo , é uma ideia racional de liberdade em contínua evolução .
Parar HENGEL todas as guerras e conflitos de um povo sobre outro seria a ANTÍTESE que se contrapõe a tese --Fazendo surgir algo superior que seria a SÍNTESE
HENGEL considera que o REAL é o RACIONAL e o Racional é o Real , mas dentro do processo histórico esse pensamento foi muito criticado ,pois leva a ter um certo conformismo ou passividade diante das injustiças sociais .

Anônimo: Gracias ♥
Liziamarcia: Obrigada pela melhor resposta
Perguntas similares