• Matéria: Filosofia
  • Autor: garcianeres
  • Perguntado 8 anos atrás

Utilidade do diálogo filosófico.

Não é no silencio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. [...] não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. [...] se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo.

Não há, por outro lado, dialogo, se não há humildade. A pronuncia do mundo, com que os homens o recriam permanente, não pode ser um ato arrogante. (Freire, Pedagogia do oprimido, p. 92-94)

Com base no texto do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997), e de acordo com o que estudamos nesse capitulo, que sentido pode ter o diálogo afetiva precisaria desenvolver para praticá-lo? O que mais lhe agrada nele ou qual seria a maior utilidade do ato de dialogar em sua vida? Depois dessa reflexão.

Respostas

respondido por: Teté2806
93
O dialogo,é uma forma de se comunicar eficaz,em que uma pessoa entenda a outra.Sem o diálogo não podemos conversar sobre qualquer assunto que gostamos sem interagir oralmente,não temos o prazer de conversar
respondido por: nicolyvangna270
9

O dialogo filosófico é aquele cujo orgulho e soberba é deixado de lado, e ambas pessoas envolvidas suspendem o juízo para que consigam refletir e criar novos conceitos, com novas perspectivas. É aquele que nos faz melhorar, que nos faz refletir sobre assuntos que não foram racionalmente explicados, que nos faz pensar de maneira distinta porém coerente. Para praticar um dialogo assim, devemos abrir nossas mentes e deixar de lado todo e qualquer resquício de prepotência, devemos aceitar que nada sabemos; para que então saibamos aprender. Portanto, o que mais me agrada nesse assunto, é o fato de que uma verdadeira conversa filosófica pode mudar nossas mentes, pode nos moldar, nos fazer melhorar e evoluir. E isso, é claramente de grande serventia! Não só para nós, mas para quem convive conosco.

Enfim, bons estudos! espero ter ajudado :)

Perguntas similares