Respostas
respondido por:
41
Em outubro de 1924, já capitão, Luís Carlos Prestes liderou um grupo de rebeldes na região missioneira Rio Grande do Sul, saiu de Santo Ângelo, e se dirigiu para São Luiz Gonzaga onde permaneceu por dois meses aguardando munições do Paraná, que não vieram.Aos poucos foi formando o seu grupo de comandados que vieram de várias partes da região. Rompendo o famoso "Anel de ferro" propagado pelos governistas, rumou com sua recem formada coluna para o norte até Foz do Iguaçu.Na região sudoeste do estado do Paraná, o grupo se encontrou e juntou-se aos paulistas, formando o contingente rebelde chamado de Coluna Miguel Costa-Prestes, com 1500 homens, que percorreu por dois anos e cinco meses 25.000 km. Em toda esta volta, as baixas foram em torno de 750 homens devido à cólera, à impossibilidade de prosseguir por causa do cansaço e dos poucos cavalos que tinham, e ainda poucos homens que morreram em combate.
respondido por:
2
A atuação de Prestes na década de 1920 deu-se principalmente no movimento político e militar conhecido como a Coluna Prestes, que buscava o fim da República Velha.
Luís Carlos Prestes reuniu militares e passou a buscar o fim do voto aberto, instituindo o voto secreto, a defesa da escola pública e da criação do ensino secundário no país.
A maior parte dos integrantes da Coluna Prestes era formada por capitães e tenentes, que viajavam o Brasil denunciado as desigualdades sociais e buscando apoio popular, o que não conseguiram, encerrando o movimento em 1927.
Conheça a Era Vargas:
https://brainly.com.br/tarefa/3425590
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás