A maior contribuição do Fordismo para a organização dos processos produtivos industriais foi, sem dúvidas, o advento da esteira de produção, onde cada trabalhador, estrategicamente posicionado em frente à esteira de produção, realizava apenas uma única tarefa, agilizando assim o processo produtivo, pois, dessa forma, o trabalhador era submetido ao ritmo da esteira e não ao seu próprio ritmo, essa técnica foi fundamental para que a indústria fordista tivesse uma significativa redução no tempo de produção.

Respostas

respondido por: mligya
3
Boa tarde!

O termo Fordismo foi criado após adaptação do sistema de produção na indústria de automóveis do empresário norte-americano Henry Ford, em 1914.
 
A característica mais marcante deste sistema de produção é a fabricação em massa, onde o o objetivo é 
reduzir os custos inerentes às etapas produtivas, barateando o produto final.
 

A ideia do empresário foi conforme o enunciado explicou, uma esteira rolante conduzia a produto enquanto cada colaborador executava uma pequena etapa da produção.
 
O uso da esteira dava mais ritmo ao processo e os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção, além disso, eles se especializavam na etapa que estavam executando, reduzindo o tempo de operação e custos inerentes.

Abraços!
Perguntas similares