Questão 1/5 - Marketing e Relações Públicas
Carlos e sua esposa Juliana são dois empreendedores de sucesso e estão desenvolvendo um plano de marketing para o lançamento de uma nova marca de fraldas descartáveis para a cidade de Curitiba (capital do estado do Paraná). A marca, por sua vez, é posicionada para bebês das classes C1 e C2.
No plano de lançamento, o qual trabalha com os quatro P’s (o comporto de marketing clássico), o casal de empresários já determinou que a embalagem terá 30 unidades, que o produto será posicionado por custo/benefício, e que o preço será o mais baixo da categoria. Em termos de promoção, serão utilizados mídia como: rádio e TV fechada, além de blitz em postos de saúde da periferia e outras atividades paralelas nos principais PDV´s da cidade de Curitiba. Em termos de distribuição/logística, o casal aposta no “canal farma popular”, ou seja, seu foco estará centrado em farmácias que estão localizadas na periferia de Curitiba e RMC.
Segundo um consultor contratado pelo casal com o objetivo de analisar o seu plano de Marketing, o mesmo sugeriu que a distribuição também seja feita em supermercados de bairro, posição esta que foi refutada pelo casal de empresários, os quais não enxergam viabilidade técnica/financeira em tal ação.
Diante do case exposto acima, quais das opções abaixo NÃO É ADEQUADA para o casal empregar como defesa da utilização apenas do “canal farma popular” como distribuição, ao invés de acrescentar o canal “supermercado” ?

A Fralda descartável é um produto que é inadequado e que não deve ser vendido, em momento algum, no canal de distribuição “supermercado de bairro”.

B O produto é novo no mercado curitibano e a empresa não conhece o funcionamento deste macro ambiente, o que torna menos arriscado optar por um tipo apenas de canal de distribuição do que por dois tipos.

C O produto tem que está no canal onde o cliente está; e pesquisas mostram que a mãe vai muito mais à farmácia, quando deseja comprar materiais para o seu bebê, do que ao supermercado.

D A empresa não tem produção suficiente para atender todos os supermercados e farmácias das áreas populares de Curitiba e região. O que poderia acarretar em uma ruptura do fornecimento de fraldas aos distribuidores.

E O produto é comprado, muitas vezes, em momentos de falta de tempo de tal sorte que a maior parte dos pais opta por adquiri-lo em espaços dotados de maior comodidade.


juliasouza0123: Você sabe a resposta?
delciwillms: Sera que é a letra A?
juliasouza0123: Será a letra C
claudianudel: Letra A
araujorayssa: alguém acertou?
juliasouza0123: Letra A com certeza Apol 100

Respostas

respondido por: Rudolf
0
Olá,

Primeiro atente que a pergunte pede a alternativa que NÃO É ADEQUADA para JUSTIFICAR (defender), a escolha de SOMENTE OPTAR pelo canal "farma popular" e não usar TAMBÉM o supermercado como canal.

Sendo assim, a alternativa que não justifica escolher APENAS o canal "farma popular", ou seja, aquela que o casal não pode usar para defender seu argumento é: a alternativa A.

Reflita, supermercados de bairro não vendem fraldas? Muitas vezes a variedade de marcas é menor, mas não significa que o produto não seja vendido. Ademais, a alternativa comenta "em momento algum", ou seja, mesmo no futuro não deveria ser considerado como canal, o que é incorreto.Uma vez havendo consolidação em outros canais, é natural que "novos" sejam explorados.

Apesar de pouca informação para validar, as outras alternativas fazem mais sentido como justificativa do que a alternativa A.

Em relação a alternativa C, como em nenhum momento é mencionada qualquer pesquisa de mercado (e seus resultados), não podemos descartá-la completamente (ou mesmo dizer que o resultado está equivocado).
Perguntas similares