• Matéria: Português
  • Autor: lucasbarbosinha1
  • Perguntado 8 anos atrás

na idade media, onde o tema do amor encontrou sua expressão ?

Respostas

respondido por: otakubr2017
0
Bom, pelo que eu sei... O tema "amor" encontrou sua expressão no século XII, em Portugal. Começou com a linguagem do trovadorismo, que tratava de cantigas trovadorescas e novelas de cavalaria. 

Dentro da linguagem do trovadorismo existe um ambiente cortês, rural ou marítimo, e quase sempre vai se tratar do tema amor. 
As cantigas, que eram escritas por autores trovadorescos da época, são as mais famosas, são elas que tratavam do amor de diversas maneiras, elas poderiam ter duas "partes".

As cantigas LÍRICAS: de Amor e de Amigo. Eram indiretas, nunca apareceria o nome da pessoa em que o eu lírico se referia, sendo que, nas cantigas de Amor, era demonstrado o amor não correspondido, e mantinha a mulher como sendo "idolatrada" e o homem "sofria" por seu amor. Já nas cantigas de Amigo, o eu lírico é feminino, porém o autor ainda é homem. Nessa cantiga, "a mulher" declarava sua tristeza pelo "amigo" que partiu (não necessariamente ao céu), amigo no caso, seria seu namorado.

As cantigas SATÍRICAS - de Maldizer e de Escárnio. Eram mais diretas e muitas vezes deixavam claro a pessoa na qual se referiam. Essas cantigas continham uma certa "raiva" pelo amor não correspondido da mulher, sendo que nas de Maldizer, havia presença de palavrões, linguagem vulgar e citava o nome da pessoa .(mais direta). Nas cantigas de Escárnio haviam poucos palavrões e não citavam nomes, porém citavam características da pessoa mencionada.

Desculpa se ficou muito grande...! É um assunto bem cheio de detalhes... rsrs, espero ter ajudado! ^^
Perguntas similares