• Matéria: História
  • Autor: rina2012kaka
  • Perguntado 8 anos atrás

Cabos em rios no Amazonas, projeto deve levar internet a índios.
" Os sinuosos rios da bacia amazônica, que abastecem a vida de milhões de pessoas na maior floresta tropical do mundo, agora vão ajudar a conectar populações ribeirinhas à internet. O projeto Amazônica conectada, já em andamento, pretende levar 7.800 km de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios do Amazonas, estado que concentra a maior parcela de floresta, interligando quase quatro milhões de pessoas à banda larga. O projeto, estimado em 500 milhões de reais envolve três ministérios e o exército. Dez quilômetros já foram instalados na etapa piloto em Manaus (AM), que servirá de centro operacional do sistema:

Esse é o trecho de uma matéria vinculada por um jornal de grande circulação no Brasil. A partir da leitura e de seus estudos, é correto afirmar que:

a- A conexão em redes é um processo caro o que não justifica tamanho investimento para algumas populações como, por exemplo, os índios do Brasil.

b- Os índios da maior floresta tropical do mundo precisam de outros recursos muito mais significativos do que a conexão via internet.

c- A revolução técnico-científica alterou significativamente a estrutura de produção e de comercialização. Não há, portanto, necessidade de conexão à internet em populações nas quais não há produção e comercialização, como é o caso das populações ribeirinhas do AM.

d- A microeletrônica, os satélites, a robótica são algumas das invenções que contribuíram para o desenvolvimento de produtos que temos em nossas mãos, como os tablets, smartphones, microcomputadores. Tais equipamentos não estão disponíveis em regiões como a da floresta amazônica tornando desnecessária a conexão via internet.

e- A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.

Respostas

respondido por: rubiah17
442

Resposta: Corrigido pelo AVA

Explicação: A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.

respondido por: makmorales
175

Letra E: aponta-se que a tal área servirá de centro operacional do sistema piloto, que busca a ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, de trocas e a evidenciação da interdependência.

O mundo globalizado é por essência interdependente, pois as relações comerciais, informacionais, comunicacionais, de fluxos humanos e de capitais cria laços entre os estados e dependências de todas as partes envolvidas.

Abraços!

Perguntas similares