• Matéria: ENEM
  • Autor: lorennafilhador7618
  • Perguntado 8 anos atrás

A Cadeia Produtiva de Bovinos de Corte no Brasil é de extrema importância social e econômica, contribuindo de forma expressiva no PIB nacional (Produto Interno Bruto). Sobre a Cadeia Produtiva de Bovinos de Corte no Brasil, assinale a alternativa correta. ALTERNATIVAS Apesar do tamanho do Brasil, nós não possuímos um número expressivo de rebanhos comerciais de bovinos em comparação com outras nações. Eventos como a gripe aviária, doença da vaca louca, não têm potencial de impacto significante na confiabilidade de mercados consumidores destes produtos. Nossa bovinocultura de corte é baseada principalmente em pastagens, um ponto muito importante que valorizou nosso produto no mercado mundial, principalmente no que tange à segurança alimentar. No Brasil, há uma produção extremamente homogênea, onde não se encontra variação nas tecnologias e métodos utilizados entre os produtores. O Brasil estava totalmente pronto para ingressar no mercado internacional após a crise de distribuição de proteína animal em 2003, ocorrida devido à doença da vaca louca.

Respostas

respondido por: marirodpinas
11
Amigo, as alternativas ficaram um pouco confusas, então dei uma ajeitadinha aqui nelas e vou explicar uma por uma, e, apesar da falta de um texto um pouco mais complexo, a questão pode ser resolvida basicamente por lógica e por desenvolvimento de uma habilidade em resolver provas que você vai adquirindo ao fazer muitas provas de vestibular.

Alternativas:

a) Apesar do tamanho do Brasil, nós não possuímos um número expressivo de rebanhos comerciais de bovinos em comparação com outras nações.

Errado, pois é de conhecimento de mundo, uma das habilidades do Enem, e por conhecimentos de atualidade, que o Brasil tem uma produção pecuária expressiva, você também pode perceber isso quando ele generaliza na frase ''em comparação com outras nações'', você não concorda que essa generalização coloca o Brasil como a pior produção entre qualquer outra nação, já que ele não fala nem mesmo que é em relação aos países ricos? Ou seja, saiba que 95% das frases de prova que generalizam muito são erradas.

b) Eventos como a gripe aviária, doença da vaca louca, não têm potencial de impacto significante na confiabilidade de mercados consumidores destes produtos.

Essa alternativa está absolutamente errada, creio que não preciso nem ao menos explicar o porquê, visto que no Brasil até mesmo saber que a Friboi era do filho do Lula (antes do escândalo) fazia algumas pessoas não consumirem. 

c) Nossa bovinocultura de corte é baseada principalmente em pastagens, um ponto muito importante que valorizou nosso produto no mercado mundial, principalmente no que tange à segurança alimentar.

Essa está correta, você pode chegar nela por lógica, ou seja, ao ter eliminado todas as outras alternativas.

d) No Brasil, há uma produção extremamente homogênea, onde não se encontra variação nas tecnologias e métodos utilizados entre os produtores.

Você já viu algo completamente generalizado com a palavra ''homogêneo'', principalmente no que tange a coisas brasileiras estar correto? Ainda mais no Nordeste brasileiro onde a ''tecnologia'' em alguns lugares ainda é o arado e o trabalho em regime de semiescravidão.

e) O Brasil estava totalmente pronto para ingressar no mercado internacional após a crise de distribuição de proteína animal em 2003, ocorrida devido à doença da vaca louca.

Outra pergunta, você já viu o Brasil totalmente pronto para qualquer coisa? Ainda mais depois de uma crise como a da vaca louca, se não tava pronto nem para a Copa...
Perguntas similares