• Matéria: História
  • Autor: jeanbackes1232016
  • Perguntado 8 anos atrás

como era a religião e cultura desse povo quilombos

Respostas

respondido por: pedrocarreiro93
11
Os cultos afro-brasileiros são constituídos pela mistura das tradições religiosas dos povos africanos nagô, bantu, iorubá e jeje, trazidos como escravos para o Brasil, com elementos das tradições indígenas e do catolicismo. Proibidos de praticar sua religião, os escravos associam seus rituais e divindades aos rituais e santos da igreja católica, produzindo um forte sincretismo religioso.
CANDOMBLÉ
Predominante na Bahia, o candomblé é a religião da nação africana Iorubá. As principais divindades são Olorum, deus supremo, criador de Obatalá (o céu) e de Odudua (a Terra). Da união dessas divindades nascem Iemanjá (as águas) e Aganju (a terra firme), que, por sua vez, são os pais de Orungã (o ar).
Orixás e santos católicos - Os orixás são divindades do candomblé ligadas a forças da natureza e a certos aspectos da vida humana. O principal é Oxalá, uma manifestação de Olorum. Algumas divindades são associadas aos santos católicos: Ogum, deus do ferro e da guerra, é Santo Antônio ou São Jorge; Omolu, deus das doenças, é São Lázaro; Oxumarê, a serpente, é São Bartolomeu; Oxóssi, deus da caça, é São Jorge; Xangô, deus do trovão, é São Jerônimo. As três mulheres de Xangô são Iansã, deusa dos ventos e das tempestades, associada a Santa Bárbara; Oxum, deusa das fontes e da beleza, a Nossa Senhora das Candeias; e Obá, deusa dos rios. O panteão do candomblé inclui também o Exu, mensageiro dos deuses, entidade de transformação associada ao mal e à figura do demônio.
Cultos do candomblé - Os cultos às divindades são realizados nos terreiros e dirigidos por um pai-de-santo (babalorixá) ou mãe-de-santo (ialorixá). Alguns rituais com oferendas de animais sacrificados aos orixás são restritos aos iniciados. Nos cultos abertos são feitas oferendas e consultas aos orixás através dos búzios jogados pelo pai ou pela mãe-de-santo. O culto é marcado pelos diferentes ritmos dos atabaques e cantos e se diferenciam de acordo com orixá cultuado.
UMBANDA
A umbanda também tem sua origem na mistura de tradições religiosas africanas, indígenas e católicas. Além dos orixás, cultua os caboclos ou pretos-velhos, espíritos dos antepassados que servem de guias ou conselheiros aos fiéis. Os rituais são semelhantes aos do candomblé. Alguns grupos assimilaram elementos do espiritismo, dando origem à umbanda de mesa e a umbanda de salão, onde os pontos dos orixás, atabaques e jogos de búzios são substituídos por sessões de passe e de consulta aos espíritos através de médiuns.
Nos quilombos eram praticadas todas elas,de acordo ao origem dos escravos.

Perguntas similares