Questão 01
I- A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano direto.
II. A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
III. A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a que todos pretendem chegar.
IV. A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais.
Sobre as afirmações acima:
A)apenas I e II estão corretas.
B)apenas II e III estão corretas.
C)apenas II, III e IV estão corretas.
D)apenas III e IV estão corretas.
E)todas estão corretas.
Respostas
Resposta: ALTERNATIVA E
Justificativa:
I- CORRETA: A língua falada não é presa as regras, e sofre diversas mudanças, como a entonação do discurso, por exemplo. As regras gramaticais nem sempre são respeitadas durante um discurso oral, sendo reflexo das pessoas envolvidas no diálogo e varia de acordo com formalidade da situação.
II. CORRETA – A língua escrita exige um comprometimento do interlocutor com as normas gramaticais, para que possa ser compreendido de forma clara. As características do discurso como pausas e entonações são obtidas através de uma pontuação correta. São exigidos também uma boa concordância, uso de pronomes e regência.
III. CORRETA - A definição de uma linguagem culta é obtida a partir da variação linguística observada no uso das pessoas com maior escolaridade e cultura. Sendo assim, pode ser considerada como de maior prestígio e que se almeje alcançar, visto que a alta escolaridade está associada as elites.
IV. CORRETA - A linguagem dita popular é a linguagem coloquial, ou seja, aquela utilizada no dia a dia. Sendo assim, é mais expressiva, dinâmica, espontânea e criativa. Ela é fruto do desenvolvimento da conversa entre os interlocutores, muitas vezes apresentando vícios de linguagem, portanto não há uma rigidez gramatical.
a) Estão corretas I e III.
RESPOSTA CORRETA
A língua falada tem a tendência de ser mais solta por conta de seu caráter de contato espontâneo entre as pessoas. Não se preocupa em obedecer às normas gramaticais, sendo impregnada de coloquialismos, gírias e vícios de linguagem