• Matéria: História
  • Autor: lidiarodrigue8092
  • Perguntado 8 anos atrás

em que outras região além da italia,houve manisfestação do renascimento ?descreva as caracteristicas do renascimento em uma dessas.

Respostas

respondido por: LeonardoFramento
3
(Alemanha) No Sacro Império Germânico, podemos notar que o Renascimento – comparado aos demais países europeus – foi uma experiência tardia. Albrecht Dürer (1471 – 1528) foi um dos mais importantes nomes entre os renascentistas germânicos, ficando bastante conhecido com as suas gravuras feitas em madeira e metal. Hans Holbein (1497 – 1543) destacou-se na concepção de retratos, e Lucas Cranach, o Velho, (1472 – 1553) teve seu nome vinculado aos quadros de temática religiosa.

(França)Em território francês, François Rabelais (1483 – 1553) marcou seu nome na literatura ao construir narrativas onde explorava imagens grotescas e situações de tom carnavalesco para pensar a sociedade de sua época. “Gargântua e Pantagruel” foi sua grande obra, na qual observamos a exploração de todos esses elementos que marcaram sua escrita. Já na filosofia, Montaigne (1533 – 1592) expõe a questão do equilíbrio entre o homem e o universo em “Ensaios”, a mais importante de suas obras.

(Inglaterra)Após os vários conflitos de ordem externa e interna, a Inglaterra só veio a firmar seu lugar na arte renascentista no século XVI. Thomas Morus (1478 – 1535) teve destaque ao formular uma sociedade perfeita, tolerante e baseada em princípios racionais em sua obra, “Utopia”. Outro nome de grande destaque na literatura inglesa desse período foi o de William Shakespeare (1564-1616), que escreveu várias peças teatrais famosas por seus personagens de rica profundidade psicológica.

(Espanha/ Portugual) Na Península Ibérica, o pintor Domenico Theotokopoulos, mais conhecido como El Greco (1541 – 1614), singularizou sua obra pela exploração de linhas marcadas pela explosão e o nervosismo. Na literatura, o espanhol Miguel de Cervantes revolucionou a literatura com a criação do romance “Dom Quixote”. Já em Portugal, podemos grifar as peças teatrais de Gil Vicente (1465 – 1614) e Luís Vaz de Camões (1525 – 1580), com a criação de sua clássica epopeia “Os Lusíadas”.
Perguntas similares