• Matéria: Química
  • Autor: Ryellimaia1243
  • Perguntado 8 anos atrás

A massa de um palito de fósforo diminui quando ele é queimando. A massa de um prego aumenta quando enferruja.Essas observações contradizem a lei da conservação das massas? Justifique.

Respostas

respondido por: FlavioJunyor
12
Não.
Um palito ao ser queimado, sofre combustão, em que carbono (madeira do palito), enxofre (na cabeça do palito), entre outros elementos presentes, reagem com o oxigênio (comburente) e se transformam em gases (CO2, SO2...) que se misturam ao ar, assim a massa perdida do palito não desapareceu (o que violaria a lei de conservação de massas), apenas ocorreu transformação química e parte da massa migrou de um meio para outro (do palito para o ar).

O mesmo ocorre com o prego oxidado (enferrujado), com a diferença que neste caso o ferro ao sofrer oxidação se transforma em óxido de ferro (a ferrugem), e como é um sólido (e não um gás como no caso anterior) permanece aderido ao corpo do prego. Como nesse processo houve acréscimo de massa de oxigênio ao ferro na transformação para oxido de ferro, houve aumento de massa. Assim não surgiu massa do nada, e sim apenas foi acrescentado a partir de outro meio (do ar) através da reação de oxidação.

Espero ter ajudado =)

Perguntas similares