Respostas
Já a dialética, é uma artifício argumentativo fiel à verdade, não utiliza de falácias. Seus discursos buscam a manutenção da verdade dos fatos. É um artifício moralmente ético e correto.
Resposta:
A dialética consiste no diálogo crítico com seus interlocutores, sendo sua estrutura dividida em dois momentos, a refutação ou ironia e a Maiêutica.
A primeira etapa, refutação ou ironia, se caracteriza por indagações aos interlocutores sobre suas convicções, formulando perguntas e pondo em evidência as contradições na sua própria fala, tinha como objetivo uma reflexão profunda de suas próprias respostas, muitas vezes vagas e imprecisas.
A maiêutica, objetivava a restruturação ou concebimento de uma nova ou mais abrangente ideia, era auxiliada por uma série de novos questionamentos.
Já a retórica tinha como característica a tentativa de persuasão (convencimento), tendo uma argumentação voltada a um "jogo de palavras", raciocínios e concepções, foi muito utilizada pelos sofistas, afim de fazer prevalecer seus interesses.
Explicação:
Observação: tempos depois a retórica foi aperfeiçoada por Aristóteles que percebeu o potencial da técnica, foi muito além de Platão, enxergando a técnica não só para enganações e interesse pessoal, como comumente é associado, mas para o convencimento baseado em conceituações evidências e argumentações estruturadas, chamada de Estrutura Retórica de Aristóteles.